Pular para o conteúdo
A tecnologia está tornando os releases melhores ou piores?

A tecnologia está tornando os releases melhores ou piores?

Compartilhe

Será que as evoluções tecnológicas tem tornado os releases melhores ou piores? Veja os fatos e tire suas conclusões.

Os releases vêm, com o passar do tempo, cada vez mais sendo valorizados no marketing do país. Cada vez mais, grandes e pequenas empresas contratam serviços de assessoria de imprensa para ter seus releases sobre a empresa, serviços ou produtos que são oferecidos.

Até recentemente, o meio mais comum de divulgação de releases era por meios impressos, como jornais, revistas e outros, que até então eram as maiores fontes de visibilidade de textos do tipo.

No entanto, com os avanços tecnológicos dos últimos anos, cada vez mais os releases vêm sendo publicados em meios online, até com novas funções e objetivos. Afinal, a forma que nos comunicamos vem alterando com o passar do tempo, ficando mais dinâmica e distinta. Podemos acessar tudo da palma de nossas mãos atualmente.

O que mudou afinal?

O mundo da tecnologia afetou tanto positivamente quanto negativamente a assessoria de imprensa. Para vermos mais afundo, vamos analisar isso em partes.

A evolução das tecnologias fez com que o todo tipo de material de divulgação impresso sofresse uma grande queda. Tamanha a queda, que diversos sites de notícia estão migrando para não mais publicar em papel, e agora somente em meios online.

Isso significa que para os que utilizavam mais desse meio sofreram com uma defasada, e vem ainda sofrendo uma gigantesca queda desse tipo de divulgação. Os efeitos do release em materiais impressos, por tabela também ficaram mais fracos. Atualmente, a publicação de releases em locais impressos é somente feita para públicos extremamente específicos.  

No entanto, isso significa que os releases de valores específicos para mídias impressas sofreram uma leve valorização. Esses releases são, no entanto, para públicos tão específicos que praticamente não se contrata, se não possui esse tipo de público.

Leia também: O guia mais completo sobre release

A assessoria 3.0 e as mudanças nesse mundo

Que assessores de imprensa devem sempre se manter atualizados não é novidade, tanto que os termos da evolução da assessoria foram feitos para se mostrar até que ponto um assessor entende das atualidades da assessoria de imprensa.

A implementação das tecnologias do mundo da assessoria de imprensa foi a chamada “assessoria 2.0”. Porém, essa modalidade da assessoria foi somente o começo. Foi quando as tecnologias finalmente foram instauradas como uma base para poderem ser utilizadas.

É necessário compreender que as tecnologias sempre estarão se reinventando e cada vez mais e mais meios de tecnologia, significa mais e novos meios de divulgação, com novas formas de se mostrar um release.

A nova assessoria 3.0 incrementou em suas publicações novos meios de media. Atualmente, release em áudio está em alta, juntamente com textos e releases multimídias feitos especialmente para serem postados em blogs e redes sociais. Essas redes sociais são uma forma poderosa de divulgação de releases atualmente.

A tecnologia evoluiu tanto que atualmente releases revolvem em novos meios de aumentar o alcance da própria tecnologia sobre o texto. Esse processo, conhecido como SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização dos sistemas de busca) permitem que um site adquira acessos de forma natural graças a qualidade do texto sobre ele.

Os releases foram muito influenciados pelas mudanças nas tecnologias, e apesar das perdas em materiais físicos, os ganhos em materiais digitais os permite expandir muito mais.

Mas em sua opinião, a tecnologia tem contribuído para a melhoria dos releases ou não?

Leia agora o E-book gratuito sobre o monitoramento de informação 2.0, clicando aqui.

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!