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Por que monitorar a concorrência é tão importante?

Por que monitorar a concorrência é tão importante?

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Não é questão de “a grama do vizinho é mais verde”, é uma questão de estratégia. É importante observar o seu concorrente afinal, ele também lida com os seus clientes. Monitorar a concorrência é estar atento aos sinais, às tendências e falhas. E esse tipo de observação não pode se limitar ao óbvio como grandes campanhas, mudanças de layout no site ou na logo. Existe um poço de informações a ser explorado e que não deve ser ignorado: Redes Sociais – local fértil para você incrementar a sua estratégia.

 

 

O que podemos aprender monitorando a concorrência?

Tudo! Ao observar os passos da concorrência temos condições de conhecer o modo de ação, entender como a empresa se relaciona com o seu público, como esse público reconhece esta marca, o tipo de contato envolvido, enfim. Com atenção é possível detectar o que há de bom e ruim para servir de inspiração e para merecer cuidados.

 

 

Atente-se às minúcias

Tudo que há disponível sobre a concorrência pode servir de alimento. Podemos descobrir mais detalhes sobre clientes em potencial. O seu perfil, que tipo de assunto ou abordagem a empresa usa, como respondem aos clientes, qual o tempo entre postagens e respostas aos feedbacks e o que move a promoção orgânica dessa empresa. Todos esses detalhes fresquinhos devem ser colhidos e processados para uma nova estratégia vetor de ótimos resultados.

Além de entender melhor o público, é possível também compreender como atua a empresa. Em quais campos de comunicação ela apostou suas fichas? A empresa se expressa melhor no twitter ou no instagram? Ela investe mais em anúncios físicos ou virtuais? Que ações mais surtiram efeito e em qual canal? O que isso pode agregar á sua percepção? Todas as respostas dessas perguntas permitem condições de enxergar oportunidades e até mesmo brechas de estratégia que tanto podem servir de aprendizado à sua empresa quanto podem ofertar possibilidades de ação. Se seu concorrente falha na atenção aos clientes nas redes sociais, a sua empresa pode fazer o contrário e assim criar uma compensação, por exemplo.

 

Aprendizagem contínua

Monitorar a concorrência pode ser interpretado como observar um espelho de possibilidades. O que acontece com a concorrência, de positivo ou negativo, pode acontecer também com a sua empresa. Portanto é importante perceber como o concorrente reage a uma situação de crise. O que funciona bem com uma empresa de mesmo nicho e público que a sua, pode ser posto em prática, só basta avaliar. Desta forma, o monitoramento é, na verdade, não uma vigilância, mas uma constante oportunidade de aprendizado e absorção das tendências de mercado.

 

O monitoramento de notícias

Um bom aliado na hora de monitorar a concorrência é o clipping. Como sabemos, o clipping não tem apenas função de colher informações sobre o desempenho de uma marca ou sobre o próprio desempenho da empresa. Ele também é aplicado ao monitoramento de empresas concorrentes. A observação diária de uma empresa através do clipping entrega informações que auxiliam diretamente na análise de concorrência. Por meio da cliapagem podemos observar a trajetória de uma estratégia de ação e até mesmo prevê-las. E a vantagem maior é que o clipping já pode se realizado de forma automática, agregando praticidade na hora da pesquisa e também na apuração de dados.

Um exemplo dessa praticidade tecnológica é O Klipbox – novo serviço de monitoramento de notícias online. No espaço de um clique e através de palavras-chave, dentro da plataforma do Klipbox, mais de 16mil fontes de pesquisa são consultadas em busca de um resultado completo. Além da pesquisa profunda, o Klipbox permite também mensurar resultados de forma clara e objetiva através de gráficos que vão permitir ilustrar análises quantitativas e qualitativas.

Já realiza o monitoramento da concorrência? Como tem sido a experiência? Compartilhe suas observações conosco nos comentários abaixo.

Você também pode gostar de 3 dicas de como fazer clipagem digital com sucesso

Conteúdo publicado via Publicaí

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