Dentro de uma assessoria de imprensa é necessário que os profissionais estejam sempre muito ligados para manter a produtividade e o bom funcionamento da empresa. Portanto, o tempo se torna algo que precisa ser aperfeiçoado a todo instante, são muitas as necessidades e serviços que aparecem a todo instante.
Porém, com o avanço tecnológico e o advento da internet, surgiram inúmeras ferramentas e recursos que conseguem fazer com que a prática desses profissionais seja ainda mais facilitada. As ferramentas oferecem uma série possibilidades que por mais básicas que pareçam conseguem tornar as técnicas mais produtivas.
E, obviamente, não basta que esses artifícios venham para transformar a maneira como os assessores trabalham e garantir maior rapidez ao fazer. Eles também trazem uma série de possibilidades inteligentes para otimizar o tempo dentro das assessorias e aumentar ainda mais a produtividade.
A delegação de tarefas
O importante a se apegar no momento de gerir a sua assessoria é compreender quais as tarefas são mais importantes e devem ser tratadas com maior urgência. Quando se entende a natureza de uma determinada tarefa fica extremamente fácil delegar a realização dela pra alguém que dê conta.
Dessa forma, existe uma seleção de tarefas mais importantes. Muitas tarefas podem fazer com que o planejamento da assessoria seja comprometido, sem contar que é possível que haja falhas com grandes serviços. É importante conhecer muito bem os profissionais para delegar a eles uma tarefa adequada para seu perfil.
O uso do Trello para organizar tarefas
O Trello organiza as tarefas da assessoria por meio de cartões. Neles ficam anotados quantas informações julgar necessário, os serviços, reuniões importante, pautas. É uma ferramenta muito eficiente para ajudar os assessores a entenderem quais são os prazos e prioridades a serem respeitados.
Com o Trello, todas as pessoas envolvidas no processo das tarefas terão plena consciência de tudo o que precisa ser feito, o que ainda está em andamento e o que foi entregue. Com a ferramenta é possível também compartilhar as informações com os clientes para que fiquem cientes de como funciona o processo.
Existe uma versão feita exclusivamente para empresas, onde é possível encontrar uma série de funções específicas para corporações por 200 dólares. Mas, também há uma versão gratuita. Mesmo com a versão em conta, pode-se sincronizar ao Google e integrar as informações de agenda e e-mail.
Ferramentas que automatizam o clipping online
Todos que já tiveram ao menos uma experiência com assessoria de imprensa sabem o quanto é importante e recorrente a prática do clipping nas redações. O trabalho consiste em fazer uma coleta, muito aprofundada, de todas as informações que circularam nas mídias sobre um determinado cliente.
E para ajudar nesse processo que surgiu as ferramentas de clipping digital. Sistemas que ficam, monitorando as informações sobre determinadas palavras chave 24 horas por dia com intuito de fazer essa tal busca minuciosa ficar automatizada e muito mais rápida porque enquanto você está fazendo outras atividades esses sistemas estão indexando novas notícias ao seu monitoramento salvo.
O bom também que esses softwares usam a nuvem para operar, então você não precisa instalar nada no seu computador ou de sua agência. Isso se torna também uma vantagem porque não precisa baixar nada, alterar nada no seu computador e nem pagar a implementação a algum técnico ou especialista.
Quer conhecer as 6 melhores ferramentas de notícias disponíveis para você ser mais produtivo? Este post é para você. Aplicativos de notícias: conheça os 6 melhores
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