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Freelancer: como montar um contrato de assessoria de imprensa?

Freelancer: como montar um contrato de assessoria de imprensa?

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Fazer um bom contrato de assessoria de imprensa pode te ajudar a evitar problemas futuros.

Chega o momento na carreira de todo assessor de imprensa em que a oportunidade bate na porta. Pode ser pela indicação de um amigo, ou pelo reconhecimento de anos de trabalho, mas finalmente o primeiro cliente aparecesse solicitando os seus serviços. Acontece que é justamente nesse momento de euforia que a maioria dos profissionais da área cometem alguns erros, principalmente quando nos referimos ao contrato de prestação de serviços.

O medo de desagradar o cliente e perdê-lo é comum. Por isso, alguns preferem aceitar quaisquer termos para fechar a parceria, até mesmo contratos verbais, sem nenhuma garantia. Outros, apesar de tomarem todos os cuidados para formalizar o acordo e garantirem uma relação equilibrada com o cliente, desconhecem determinados aspectos contratuais que podem ser importantes. Para esclarecer todas as dúvidas a esse respeito, resolvemos mostrar como fazer para montar um contrato de assessoria. Confira!

Formalidades contratuais

Em primeiro lugar, você precisa aprender a formular o contrato, certo? Pois bem. Em um contrato de freelancer, a primeira coisa que você vai precisar é identificar os dois contraentes.

Na parte do contratado — no caso, você — precisa constar o nome completo, o endereço, o RG, o CNPJ ou CPF e o registro profissional. O contratado, por outro lado, precisa se identificar com o nome, o local ou endereço, o CNPJ ou CPF, a inscrição estadual ou RG, o endereço e, por fim, o representante (caso seja uma empresa).

Passado esse momento, temos que deixar claro no contrato quais serão os serviços contratados, no caso, a assessoria de imprensa, assim como o valor total, a data do vencimento, o imposto de renda recolhido, o valor líquido e, por fim, a forma de pagamento, que geralmente é em algum banco.

Ao fim do contrato, é claro, deve haver um espaço para assinatura de ambos os contraentes, com a data estipulada.

Enumeração das condições do serviço de assessoria de imprensa

O ponto mais importante do contrato de assessoria de imprensa é a enumeração das condições — é aqui que a maioria das pessoas erra, por sinal. Você precisa deixar claro qual será o papel de cada uma das partes e, inclusive, quem arcará com determinados gastos provenientes das atividades, como o táxi e o clipping.

Acontece que muitos freelancers se descuidam ou, simplesmente, com medo de gerar atritos com o novo cliente, acabam ignorando condições importantes, que podem, inclusive, gerar mais problemas entre os contraentes no futuro. Portanto, é fundamental deixar todas as regras postas já no início da relação.

Valores de pagamento

Na hora de definir valores de pagamento muitos assessores também cometem deslizes. Você precisa ter em mente que, além da prestação de serviços, é importante incluir valores como as contas de telefone, e quaisquer outros custos que tiver durante o exercício da sua atividade. Esses custos podem vir discriminados na enumeração das condições, como de responsabilidade do cliente, ou inclusos diretamente no valor total do contrato.

Hoje, você pode acompanhar a tabela do sindicado do seu estado para verificar, de maneira aproximada, qual deve ser o valor cobrado pelo serviço. No entanto, é sempre importante observar o mercado para não perder uma oportunidade, avaliando sempre o valor é justo ou não.

Gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! Aproveite para ler também o nosso post sobre como medir o ROI (return on investment, ou retorno sobre o investimento, em português) da assessoria de imprensa!

Conteúdo publicado via Publicaí

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