Pular para o conteúdo
News Lab, o laboratório de notícias do Google

News Lab, o laboratório de notícias do Google

Compartilhe

O gigante da internet, Google, lançou mais uma cartada no rumo à liderança máxima nos meios online. Em junho deste ano lançou uma plataforma de dispositivos para jornalistas, o News Lab, ou em livre tradução Laboratório da notícia. A proposta é simples e funcional: reunir serviços úteis para jornalistas de forma a facilitar a aquisição e distribuição de informações, incentivando a total entrada do jornalismo na era digital.

Apesar da iniciativa recente, as ferramentas englobadas à plataforma já existiam, e foram apenas organizadas seguindo quatro premissas: Pesquisa, Relatório, Distribuir e Otimizar. Dentro da plataforma, além dos já consagrados mecanismos de pesquisa como o Search e o Youtube, é possível usar ferramenta de interpretação de dados como a Public Data Explorer, verificar a confiabilidade de imagens com o Reverse Image Search e contar com a nova versão do Google Trends, que foi atualizada em função da plataforma googleana, e agora oferece dados em tempo real sobre as informações que estão sendo utilizadas por outros jornalistas, além de expor o desempenho das principais matérias do dia na internet.

Vale lembrar que a plataforma preparou também vídeos tutoriais para explicar como melhor utilizar estes mecanismos, além de deixar disponível cases de sucesso de veículos mundialmente conhecidos, e que fazem uso do New Labes, como o The Guardian, jornal britânico.

Com esta novidade, o Google anseia conduzir o futuro do fluxo comunicacional no mundo. Concentrando motores e dispositivos para angariar e distribuir informações, o Google cultiva sua pretensão a partir de facilidades que podem ajudar a unificar e uniformizar a comunicação do planeta. Fica então a pergunta: será que o gigante da internet vai conseguir dominar também a produção do jornalismo mundialmente? Esta dúvida só o tempo poderá sanar. E quanto ao News Lab, este já está disponível e em uso nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha. Visite o site e o blog oficial da plataforma e tire suas próprias conclusões: Site e blog.

 

Tem alguma opinião ou experiência a compartilhar? Entre em contato conosco através do espaço abaixo!

 

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Tecnologia

PMEs lideram investimentos em tecnologia

Investir em tecnologia é uma exclusividade das grandes empresas? Uma pesquisa da Cortex, plataforma de inteligência de dados voltada para vendas, mostra que não. Segundo

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!