Pular para o conteúdo
3 insights de tecnologia e consumo para 2024, segundo a Meta

3 insights de tecnologia e consumo para 2024, segundo a Meta

Compartilhe

Reels, Inteligência Artificial e Mensageria serão elementos ainda mais importantes de tecnologia para o Marketing neste ano

Por Ian Cândido – 25/01/2024

Para a Meta, controladora de redes sociais como o WhatsApp e o Instagram, 2024 deverá ser um ano de evoluções que se estenderão à mensageria de negócios, aos conteúdos em vídeo e às ferramentas baseadas em Inteligência Artificial. Estas tendências são corroboradas pela pesquisa “Estudo da Meta sobre Expectativas 2024”, encomendado pela empresa à Offerwise.

Dados do estudo apontam que 73% dos brasileiros acreditam ter sido impactados por novas tecnologias em seu cotidiano em 2023. Uma parcela semelhante (74%) creem que a situação econômica do país deve melhorar nos próximos seis meses e 52% afirmaram acreditar que 2024 será um ano economicamente melhor do que foi 2023 – o que pode oferecer boas oportunidades às marcas que souberem utilizar a tecnologia para se aproximar do consumidor.

A pesquisa destaca, também, que o Omnichannel moldará o cenário do mercado e do Marketing ao longo do ano. A prática é uma demanda dos consumidores brasileiros: 58% dos entrevistados pesquisam e compram online, enquanto 15% pesquisam e compram em loja física.

Pensando neste cenário, a Meta dividiu os insights obtidos com a pesquisa em três eixos.

Os Reels transformam atenção em ação

Mais de dois terços dos entrevistados compraram um produto ou serviço depois de assistir a Reels e quase metade deles enviaram mensagens à empresa após o vídeo. Não por acaso, 67% dos respondentes acreditam que o Facebook e o Instagram ajudam a descobrir novas marcas com as quais se identificam.

Adicionalmente, as redes da Meta têm se provado úteis às estratégias de Marketing de Influência. 64% dos entrevistados disseram seguir e consumir conteúdos de criadores/influenciadores nas plataformas da empresa e 63% afirmaram já ter comprado algum produto com base na recomendação de um creator.

Finalmente, 56% declaram que, depois de ver uma publi com criadores/influenciadores, sentem vontade de saber mais sobre o produto ou serviço divulgado, sendo que 47% pensam em transformar a curiosidade em aquisição.

IA como elemento fundamental para empresas e consumidores

72% dos consumidores entrevistados dizem que já compraram a partir de um anúncio personalizado, enquanto 56% afirmam que o uso da Inteligência Artificial irá melhorar suas experiências de compras em 2024.

A dualidade de benefícios que se estendem à empresas e consumidores passa pelo potencial da IA em ajudar os empreendimentos a criar e dimensionar anúncios com mais rapidez e eficácia, bem como promover mais personalização e contato com novos produtos.

Mensagens ajudarão as empresas a ir além

61% dos entrevistados acreditam que compras via WhatsApp ou redes sociais tornam a vida mais cômoda. Em função disso, mais de 40% dos anunciantes do país já usam anúncios com clique para mensagens.

Mais do que comprar por aplicativos de mensagem, os brasileiros querem ser ouvidos. 83% dos adultos online no país dizem que querem se comunicar com as empresas da mesma forma como se comunicam com amigos e familiares por meio da mensageria.

Leia também: Quase metade dos supermercados apostam no WhatsApp como forma de divulgar ofertas

Fonte: https://www.mundodomarketing.com.br/.

Autor: Bruno Mello.

Publicado: 04/01/2024 às 14:10.

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Tecnologia

PMEs lideram investimentos em tecnologia

Investir em tecnologia é uma exclusividade das grandes empresas? Uma pesquisa da Cortex, plataforma de inteligência de dados voltada para vendas, mostra que não. Segundo

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!