Pular para o conteúdo
5 dicas de benefícios da terceirização do clipping

5 dicas de benefícios da terceirização do clipping

Compartilhe

 

 

Vantagens da terceirização do clipping

Muitas vezes você se pergunta se vale a pena manter uma equipe dentro da assessoria de imprensa apenas para fazer clipping. Isso por que, por mais que se esforcem,  os relatórios sempre saem com atraso e, além disso, não chegam nem a elaborar os resultados em gráficos atraentes, mostrando ao cliente que suas metas estão sendo atingidas. A resposta que você busca é: não vale a pena. Quando você coloca estagiários de comunicação na sua área de clipping, está colocando as pessoas certas no lugar errado. Tudo o que eles esperam é que, tão logo seja possível, eles sejam transferidos para a área de redação, que é o que eles gostam de fazer.

Leia também: Dicas para sua assessoria ser mais produtiva

E você tem consciência de que precisa melhorar esse serviço para seu cliente, mesmo por que você andou vendo um relatório de clipping de outra assessoria de imprensa e constatou que até blogs do Brasil inteiro são monitorados. Você pode imaginar quanto o seu cliente gostaria de receber um relatório desse nível. Você sabe que os gestores dos negócios das empresas formaram-se em áreas que os levam a procurar resultados concretos em todas as suas iniciativas. Afinal, ele precisa demonstrar ao diretor ou mesmo ao presidente que o contrato com a assessoria de imprensa traz retorno para a empresa, que a relação custo/benefício é positiva. E, portanto, cada vez mais cobra de você bons relatórios de clipping.

Você tem observado sua área de clipping. Sabe que não é sua atividade fim, nem é o objetivo profissional dos profissionais e estagiários que estão tocando o serviço. Eles têm calculado a centimetragem e a minutagem das mídias impressa, rádio e televisão, mas na maioria das vezes não conseguem terminar um relatório bem acabado de clipping. Quanto mais avaliar os resultados à luz do negócio do cliente. E é exatamente um bom relatório que permitirá ao seu gestor de comunicação avaliar o trabalho da assessoria de imprensa…

Não hesite mais. Há excelentes fornecedores no mercado, especializados em todos os tipos de mídia: jornais e revistas, rádio, TV, redes sociais e até de portais de notícias e blogs. Não descuide do clipping virtual. É lá que os gestores de comunicação estão o dia todo. Uma pesquisa da IdeaFix, com mais de 100 executivos brasileiros, diretores e presidentes de diferentes áreas da economia, constatou que 56% deles só leem jornais eletrônicos e que 74% dos entrevistados já adotaram a internet como principal fonte de informação!

Facilite o trabalho do seu gestor de comunicação; forneça a ele subsídios que demonstrem os benefícios de se manter uma boa assessoria de imprensa. Cuide para que o seu relatório de clipping vá além do convencional, que seja realmente valorizado pelos executivos da atualidade. Antecipe-se aos executivos administradores, surpreenda-os pra valer com os resultados do seu trabalho na Internet.  Lembre-se de que  hoje os blogs são opinativos e os blogueiros os novos jornalistas cidadãos. Ah, e quanto aos profissionais da sua área de clipping?  Mande-os para a sua redação, onde vão produzir muito mais, fazendo o que gostam.

Vamos recapitular este post, resumindo abaixo cinco grandes benefícios que sua assessoria de imprensa conquistará ao terceirizar a área de clipping:

1. Confie na especialização dos profissionais das empresas de clipping

Ninguém começa a trabalhar em uma clipadora desejando, depois, passar para a área de redação. Você não poderia dizer isso da sua estagiária de clipping.

2. Converse com outros dirigentes de assessorias de imprensa

Levante o nome de bons fornecedores de clipping, especializados em mídia impressa; em rádio; em TV; em redes sociais; e em portais de notícias e blogs.

3. Escolha o melhor fornecedor de cada tipo de mídia, sem se deter apenas em preço

Visite cada um deles, conheça a equipe, veja a dedicação desses profissionais. Você se surpreenderá com o nível tecnológico das empresas de clipping.

4. Deixe que cada empresa faça o relatório de sua área

Veja se o seu cliente quer em papel ou CD e apenas oriente o trabalho final. (De toda forma, é bom pedir um CD para o próprio arquivo da assessoria).

5. Destaque, no seu relatório, os resultados obtidos na área virtual (portais de notícias, blogs, versões on-line de publicações impressas, e mídias sociais)

Lembre-se de que seu cliente é um profissional plugado na internet e ficará satisfeito se constatar que a assessoria de imprensa que ele contratou também atua no mundo virtual.

 

Veja aqui outras dicas de como trabalhar o monitoramento de notícias:

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!