Muitas vezes os assessores de imprensa têm dificuldades em tangibilizar o seu trabalho.
A comunicação é uma área que trabalha com valores impossíveis de visualizar, como a reputação e imagem das empresas, a confiança, a admiração ou a credibilidade que os clientes depositam na marca e nos produtos que ela oferece.
O clipping de notícias é uma forma de tornar o trabalho da assessoria de imprensa palpável, pois ele exibe todas as notícias que saem na imprensa, em sites, blogs e nas mídias sociais sobre o cliente.
Pelo clipping, você também consegue mensurar os seus resultados, fazer comparações entre as notícias positivas e negativas e até mesmo mensurar o quanto você economizou para o cliente em anúncios, ao gerar mídia espontânea.
Mas, além de gerar economia para o assessorado, ele também pode te ajudar a aumentar a lucratividade da sua agência ou assessoria de imprensa, agregar novos serviços para as empresas e até mesmo conquistar novos clientes. Vamos te mostrar como!
Clipping digital de notícias como ferramenta de inteligência de mercado
Mais do que apenas mostrar as menções sobre a marca na mídia, o clipping digital de notícias é uma excelente forma de trabalhar a inteligência de mercado.
Pelo clipping, você pode rastrear tudo que está sendo dito sobre a empresa cliente, os concorrentes dela, o mercado que ela atua e os produtos ou serviços que ela oferece.
Assim, ao selecionar todas as informações relevantes, você poderá passar para ele um panorama geral do segmento, com análises numéricas e qualitativas.
Com estes dados, a empresa passa a tomar decisões de forma mais assertiva, adaptar seu negócio às reais necessidades dos clientes e ganhar vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Que empresa que não deseja ter acesso a essas informações? Por isso, produza relatórios concisos, com análises completas que facilitem de fato a tomada de decisão.
Assim, a assessoria de imprensa se torna ativo indispensável para a comunicação das empresas, que passam a contratar os seus serviços cada vez mais.
Agregue novos serviços ao cliente
O que estamos reforçando é que o seu clienConquiste novos clienteste já está acostumado com o seu trabalho como assessor de imprensa, desde o planejamento de pautas, até o acompanhamento em entrevistas, produção de fotos e vídeos, criação do mailing jornalístico e elaboração de releases. Porém, todos esses serviços podem se perder caso você não mostre os resultados.
As empresas trabalham com métricas e números, pois, sobretudo em tempos de crise econômica, qualquer investimento deve ter seu retorno comprovado.
Por isso, um serviço imprescindível para acrescentar em seu escopo é o de monitoramento de notícias.
Muito mais do que apresentar as matérias e textos que foram publicadas na mídia (tanto em veículos impressos e eletrônicos quanto digitais), o clipping de notícias é um forte insumo para o desenvolvimento e ajustes das estratégias de comunicação.
Você pode incluir relatórios quantitativos e qualitativos que apresentem analiticamente os resultados dos trabalhos da assessoria.
Veja como os relatórios podem ser úteis aos clientes:
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Classificação das matérias como positivas, neutras ou negativas
Com essa distinção, você consegue analisar se algum assunto merece mais atenção para evitar possíveis crises, evidenciar ao cliente o bom relacionamento cConquiste novos clientesom a imprensa (em caso de um alto volume de matérias positivas) e sugerir mudanças de estratégia de forma embasada.
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Valoração de mídia espontânea
Mostre ao cliente quanto ele está economizando em investimento com anúncios, uma vez que está ocupando o mesmo espaço na mídia com matérias que saíram sem pagar por elas.
O serviço de valoração de mídia, também conhecido como centimetragem, consiste em medir o espaço de uma determinada notícia e calcular o valor do investimento para a publicação de um anúncio do mesmo tamanho e no mesmo veículo em que a matéria foi publicada, que não faz muito sentido para mídias digitais.
O valor de cada notícia normalmente é calculado com base nas tabelas de preços para publicidade dos veículos de comunicação.
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Análise quantitativa
Além da centimetragem, uma boa análise quantitativa pode mostrar como está a aceitação da notícia em determinadas regiões e apresentar a repercussão da informação – se a matéria foi compartilhada, comentada e em quantos veículos ela foi publicada.
Inserir gráficos e tabelas nessa parte é um recurso visual muito interessante para atrair a atenção dos seus clientes e facilitar o entendimento dos dados.
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Análise qualitativa
Para a avaliação qualitativa, que é mais densa e pode apresentar resultados mais consistentes e indicações mais precisas, é importante que uma leitura crítica de todo o clipping seja feita. Essa leitura normalmente possibilita a informação em um curto espaço de tempo sobre todo o conteúdo publicado no período, indica novas possibilidades de divulgação, tendências e pontos desfavoráveis, avalia o trabalho desenvolvido, avalia o relacionamento com mídias e jornalistas específicos.
A partir desses critérios, estima-se uma nota média para as informações recolhidas. Você deve realizar uma avaliação crítica, com comentários, propor alterações, sugerir ideias e apontar tendências e oportunidades.
Para facilitar, vamos propor um exemplo. Imagine que você é assessor de um museu ou centro cultural, que acaba de inaugurar uma nova exposição de arte. Previamente à abertura, você preparou um release sobre a mostra, enviou a um mailing estratégico e as matérias começam a sair.
Mostrar aos patrocinadores e aos gestores do museu a repercussão da inauguração é de extrema importância para estipular o número de público que irá visitar a exposição, se é preciso ampliar a divulgação, se a curadoria ou o artista poderia alterar algo no escopo da mostra, dentre outros insights que virão logo que você analisar as notícias.
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Monitoramento de veículos
Além de destacar as análises sobre as notícias, é importante monitorar os veículos que estão publicando notícias sobre o seu cliente. Nesse ponto, você irá identificar se algum veículo de grande alcance entre seu público deixou de dar a matéria, abrindo uma oportunidade para que você estreite o relacionamento com esses jornalistas.
Destaque também que tipo de sites e blogs estão fazendo menções à empresa e aos concorrentes, para você criar estratégias específicas para determinados canais.
Ao monitorar veículos, você evita esforços desnecessários, como o envio de material para locais que não poderão dar espaço para sua pauta, e nem corre o risco de fazer follow up sobre um assunto que o jornalista ou blogger não costuma cobrir.
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Mostre os resultados em mídias sociais
Um serviço muito procurado atualmente é o de clipagem de mídias sociais. Com diversas plataformas online existentes, a empresa pode ser citada em locais distintos e em velocidade muito rápida.
Por isso, é importante que você inclua no clipping as menções, o número de curtidas, compartilhamentos, perfil dos usuários que estão interagindo com os conteúdos da empresa e ainda aprofundar-se na análise destacando os melhores horários para postagem e os conteúdos mais admirados.
O Facebook Insights é uma ferramenta essencial para ajudá-lo neste trabalho, uma vez que já realiza estas análises para você, dentro do próprio aplicativo.
Nem todas as assessorias de imprensa apresentam esses dados no clipping para o cliente. Por isso, essa é uma ótima forma de você se destacar com as empresas e, inclusive, conquistar novos clientes!
Conquiste novos clientes
Sim, com a criação de novas mídias, a clipagem digital passou a ser um serviço muito requisitado pelas empresas e ainda não está totalmente disseminado no mercado.
A assessoria de imprensa que oferece essa facilidade sai na frente.
As empresas estão sempre em busca de novas tecnologias e soluções que facilitem o seu trabalho, economizem tempo e gerem resultados eficazes. Por isso, inovar na entrega é sempre uma forma de aumentar a lucratividade da sua assessoria.
Com novos serviços, você conquista novas contas e amplia as já existentes, o que irá aumentar o seu faturamento. Por se tratar de um material físico e tangível, o clipping pode funcionar como um cartão de visita para que você conquiste a confiança de novos clientes.
Por isso, avalie como o trabalho de mensuração de resultados é feito atualmente na empresa, relembre das nossas dicas e pense: como posso gerar mais valor para este negócio? Apresente ao gestor ou diretor da empresa as suas sugestões de melhoria com o clipping de notícias.
Um dos papéis do assessor de imprensa é encantar com os resultados. E é com essa satisfação do cliente que, consequentemente, você irá aumentar o seu faturamento.