Pular para o conteúdo
Clipping e comunicação interna – uma forte aliança

Clipping e comunicação interna – uma forte aliança

Compartilhe

Um bom profissional de comunicação deve ter total consciência da importância de um bom comunicar. A comunicação é vital para a vida das pessoas, dos seres e também da sua empresa. Isso sem mencionar que esse necessário hábito dá nome ao seu trabalho. E se por um lado a comunicação externa é uma das provas de vida de uma organização, a comunicação interna é a garantia de sua unidade.

A nutrição ideológica de uma empresa

Ao se firmar como uma organização, comumente a empresa desfia sua função e objetivos por meio do tripé Missão, Visão e valores. Ali são expostos os ideais sobre a conduta daquela empresa e procura-se seguir seus preceitos como busca por um formato ideal de atuação e crescimento. Para esta finalidade, e tantas outras, a comunicação interna é a chave.

Veja também: O clipping como ferramenta de endomarketing

Memorandos, avisos, relatórios, notas; A comunicação interna pode ir além de distribuir dados expressos em poucas palavras e deve compartilhar dos seus valores em um processo contínuo de uniformização de identidade entre empresa e colaboradores. Fomentar uma boa comunicação interna faz solidificar os reais princípios que permeiam a todos que participam da empresa e aponta o principal objetivo comum: O progresso.  Se realizada de maneira democrática e transparente, a comunicação interna faz validar o binômio União e Força,  humanizando a relação entre direção e corpo de empregados. Um quadro extremamente benéfico.

A informação combate o desespero

Se feita de forma correta, a comunicação é fator determinante no processo de cura de crises. Procurar os funcionários para esclarecer fatos e posiciona-los com verdades é o certo e sempre urgente a ser feito. E especialmente nestas situações sabemos que o escoamento de informações é algo muito difícil de conter. Em contrapartida, a falta de informação só faz criar especuladores, o que é ruim para a empresa. Portanto,  é fundamental dar atenção ao staff abastecendo-o com informações sinceras e que também serão repassadas externamente.

Leia também: Criando uma cultura de informação no seu negócio

As empresas podem inovar em busca de uma comunicação interna eficiente e que cause aproximação e identificação. Vale investir em jornais, murais, programas de rádio e tv em circuito interno, palestras, reuniões informais, etc.  Um meio também eficiente e ainda pouco utilizado para este fim é o clipping.

O clipping pode ser facilmente confundido com um procedimento que diz respeito apenas a chefes e coordenadores, porém é bom lembrar que o clipping além de aproximar a comunicação da empresa a um formato horizontal, funciona como um espelho do que sai “lá fora”. E vale salientar ainda que nesse clipping caberá tudo – notícias boas, neutras e negativas também. Sem pudores, abraçando a verdade.

Com a verdade em mãos, a consciência do ponto de vista da empresa interiorizada e a certeza de fazer parte de uma unidade que prioriza a transparência, o funcionário vai se sentir à vontade e motivado para trabalhar, defender a imagem da empresa e pleitear o sucesso de toda a organização.

Você também pode se interessar:

Dicas para sua assessoria ser mais produtiva

Como Montar Pautas Originais para meus clientes?

 

Concorda com o texto? Tem algum comentário a acrescentar? Compartilhe conosco no espaço abaixo!

 

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!