Um bom profissional de comunicação deve ter total consciência da importância de um bom comunicar. A comunicação é vital para a vida das pessoas, dos seres e também da sua empresa. Isso sem mencionar que esse necessário hábito dá nome ao seu trabalho. E se por um lado a comunicação externa é uma das provas de vida de uma organização, a comunicação interna é a garantia de sua unidade.
A nutrição ideológica de uma empresa
Ao se firmar como uma organização, comumente a empresa desfia sua função e objetivos por meio do tripé Missão, Visão e valores. Ali são expostos os ideais sobre a conduta daquela empresa e procura-se seguir seus preceitos como busca por um formato ideal de atuação e crescimento. Para esta finalidade, e tantas outras, a comunicação interna é a chave.
Veja também: O clipping como ferramenta de endomarketing
Memorandos, avisos, relatórios, notas; A comunicação interna pode ir além de distribuir dados expressos em poucas palavras e deve compartilhar dos seus valores em um processo contínuo de uniformização de identidade entre empresa e colaboradores. Fomentar uma boa comunicação interna faz solidificar os reais princípios que permeiam a todos que participam da empresa e aponta o principal objetivo comum: O progresso. Se realizada de maneira democrática e transparente, a comunicação interna faz validar o binômio União e Força, humanizando a relação entre direção e corpo de empregados. Um quadro extremamente benéfico.
A informação combate o desespero
Se feita de forma correta, a comunicação é fator determinante no processo de cura de crises. Procurar os funcionários para esclarecer fatos e posiciona-los com verdades é o certo e sempre urgente a ser feito. E especialmente nestas situações sabemos que o escoamento de informações é algo muito difícil de conter. Em contrapartida, a falta de informação só faz criar especuladores, o que é ruim para a empresa. Portanto, é fundamental dar atenção ao staff abastecendo-o com informações sinceras e que também serão repassadas externamente.
Leia também: Criando uma cultura de informação no seu negócio
As empresas podem inovar em busca de uma comunicação interna eficiente e que cause aproximação e identificação. Vale investir em jornais, murais, programas de rádio e tv em circuito interno, palestras, reuniões informais, etc. Um meio também eficiente e ainda pouco utilizado para este fim é o clipping.
O clipping pode ser facilmente confundido com um procedimento que diz respeito apenas a chefes e coordenadores, porém é bom lembrar que o clipping além de aproximar a comunicação da empresa a um formato horizontal, funciona como um espelho do que sai “lá fora”. E vale salientar ainda que nesse clipping caberá tudo – notícias boas, neutras e negativas também. Sem pudores, abraçando a verdade.
Com a verdade em mãos, a consciência do ponto de vista da empresa interiorizada e a certeza de fazer parte de uma unidade que prioriza a transparência, o funcionário vai se sentir à vontade e motivado para trabalhar, defender a imagem da empresa e pleitear o sucesso de toda a organização.
Você também pode se interessar:
Dicas para sua assessoria ser mais produtiva
Como Montar Pautas Originais para meus clientes?
Concorda com o texto? Tem algum comentário a acrescentar? Compartilhe conosco no espaço abaixo!
Conteúdo publicado via Publicaí