Press release – Atraia a atenção da mídia com conteúdos relevantes

Mesmo com as mudanças nos meios de comunicação e nas estruturas das empresas o release é ainda a ferramenta mais utilizada pelas assessorias de imprensa para divulgação de projetos, eventos, lançamentos de produtos e serviços e até conteúdos institucionais, por ser eficaz e trazer resultados.

O press release é um texto com foco na imprensa, enviado aos jornalistas, editores e bloggers para que eles conheçam o serviço do cliente e divulguem para o público em geral. Por isso, é um texto informativo com cunho jornalístico e deve ter uma linguagem objetiva, concisa e de fácil entendimento.

Aqui vamos te mostrar o que é um release, a sua importância nas estratégias de comunicação, como criar um material atrativo para as mídias e como monitorar os locais onde ele foi publicado, depois de enviado pela assessoria de imprensa.

Em um primeiro momento, pense que você deve escrevê-lo como você quer que ele apareça em uma notícia de um jornal. Facilitar o trabalho do jornalista ou formador de opinião é a principal função do assessor de imprensa, portanto quanto mais inteligível, detalhado e acessível o texto for, melhor! Muitas vezes o veículo copia e cola o texto, por isso deve estar sempre revisado e dispor das informações estratégicas sobre o seu cliente.

Destaque-se na mídia sem pagar nada por isso

O release pode ser considerado uma alternativa de comunicação à publicidade, aos anúncios pagos em sites, blogs, mídias sociais e até mesmo nos veículos impressos e televisivos, que muitas vezes são excessivamente caros para as empresas.

Um bom relacionamento com a imprensa, conjugado à produção e ao disparo de bons releases, é uma excelente forma de garantir mídia espontânea, ou seja, visibilidade sem custos financeiros. O espaço que você poderia ocupar em sites, por exemplo, com anúncios pagos, você estará ocupando com conteúdos relevantes e informações sobre os serviços dos seus clientes.

Quando você expõe em seu texto as informações que gostaria de divulgar institucionalmente, você direciona o olhar do jornalista ou da pessoa que vai disseminar o seu texto para o assunto que você quer. Por isso, foque o relacionamento em mídias estratégicas. Um jornalista ou formador de opinião confere credibilidade e autenticidade ao seu conteúdo. Dessa forma, o seu release passa a ser chancelado por um veículo de prestígio entre o público que você quer alcançar.

Como fazer para que seu release ganhe a atenção do jornalista?

É imprescindível que você otimize o seu conteúdo para que ele seja interessante à primeira vista e não dispenda tanto tempo do jornalista. A imprensa recebe milhares de materiais todos os dias, está sempre com a caixa de entrada do e-mail cheia, então imagine o quanto é difícil selecionar quais textos serão lidos e divulgados!

Por isso, é fundamental enviar releases apenas quando os temas forem realmente relevantes, pois dessa forma as chances de eles serem enviados para as caixas de spam dos jornalistas é reduzida.

Comece por estruturar o seu texto de maneira clara. Vamos te mostrar aqui um passo-a-passo para que seu release tenha uma ordem apropriada.

Título

O principal meio para atingir logo de cara a atenção do jornalista é o título do release. Em uma pequena frase, tente resumir de forma atrativa todo o conteúdo do seu release. Todos os objetivos que serão atingidos ao fim da leitura devem estar presentes logo no título, mas sintetize para que fique direto, simples e claro. Lembre-se que o título é a primeira impressão sobre o seu texto.

Subtítulo

Muitas vezes quando você escreve o seu título pode parecer que estão faltando informações para atrair a atenção de jornalistas e editores. Nesse caso, aposte no subtítulo. Em uma linha, com uma fonte menor que a do título, exponha informações adicionais que por ventura faltaram no título, insira dados e números para o realce e aproveite para aprofundar um pouco mais sobre o tema.

Corpo do release

Agora chegou a hora de escrever sobre o conteúdo. Em uma ou duas laudas, descreva de forma concisa a mensagem que você quer passar.

Logo no primeiro parágrafo, é extremamente necessário que você já exponha todas as informações úteis. É o que chamamos de lead, onde inserimos as respostas para as perguntas fundamentais de qualquer texto jornalístico: o quê, quem, quando, onde, como e por que.

Ao longo do texto, o mais importante é que você consiga passar de forma detalhada (porém objetiva) as informações. Muitas vezes é melhor pecar pelo excesso e garantir que todas as informações sejam passadas à mídia, do que faltar algum detalhe importante.

Caso tenha outra especificação sobre o produto, sobre o local que será realizada a ação, ficha técnicas ou dados muito detalhados, crie um parágrafo especialmente para esta informação. É interessante que fique separado do texto principal, para facilitar a leitura.

Lembre-se que a linguagem deve ser sempre de fácil entendimento. Caso o seu cliente trabalhe com objetos complexos, como científicos ou medicinais, por exemplo, torne a mensagem tangível para o leitor. O jornalista não é obrigado a entender sobre o seu negócio, certo?

Uma boa dica é utilizar de elementos de credibilidade para dar consistência e veracidade ao seu texto. Depoimentos de porta-vozes da empresa, dados numéricos, gráficos, imagens e até vídeos fazem do seu release mais completo e mais atrativo.

Um parágrafo muito importante que você deve sempre incluir é o texto institucional sobre o seu cliente. Informações básicas sobre a empresa, histórico, principais resultados. A ideia aqui é que o jornalista conheça a empresa e firme uma imagem positiva sobre ela.

Serviço informações de contato

Ao fim do release, inclua sempre algumas informações básicas sobre o conteúdo. Data, local e horário de realização, caso seja algum evento ou ação específica; informações sobre entrada gratuita; preços de produtos; ficha técnica básica; a depender, é claro, sobre qual assunto você está divulgando.

Inclua informações de e-mail, telefone, site da empresa, para que o jornalista saiba com quem entrar em contato para produzir a matéria, fazer entrevistas ou tirar dúvidas.

Follow-up

Depois que o texto estiver pronto e aprovado pelo cliente, é a hora de enviar para o jornalista.

A assessoria de imprensa deve sempre priorizar pelo bom relacionamento com os jornalistas, portanto uma boa estratégia é oferecer o material com exclusividade para determinados veículos.

Não dispare o release para um mailing geral, com vários jornalistas de uma vez. Isso aumenta o risco de cair na caixa de spam e ainda reduz a chance de que ele seja atraído pelo seu texto. Tente sempre enviar o release individualmente, fazendo referência nominalmente ao jornalista no e-mail.

Após o envio, ligue! O Follow-up é uma expressão em inglês para o termo ‘fazer o acompanhamento’. O contato direto com o jornalista por telefone te dá a oportunidade de conversar com ele, negociar as pautas, explicitar os detalhes importantes da ação, das características do cliente, os pontos-chave do seu release e ainda reforçar as datas e horários, caso seja um evento ou ação pontual.

E abuse do seu lado persuasivo. O objetivo aqui é convencê-lo a dar a matéria e encantá-lo para que você construa com ele um relacionamento duradouro. Pense que, mesmo que atualmente estejam disponíveis milhares de canais, formadores de opinião, blogs, sites, mídias sociais e veículos, apenas um número limitado será de fato estratégico para sua divulgação. Foque nos sites com grande número de acessos, blogs especializados, mídias sociais que atraiam o público que você deseja.

Como fazer para que meu release seja visto por mais pessoas?

Uma maneira interessante para fazer com que seu release seja mais disseminado e atinja um público maior é utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização de sistema de busca em tradução livre).

O bom posicionamento em sistemas de busca pela internet, sobretudo no Google, fazem com que o conteúdo de seus clientes chegue com maior facilidade aos públicos interessados. Ao realizarem uma busca a respeito de um tema que você aborda no release, o usuário encontrará seu conteúdo logo nas primeiras posições do Google. A maioria das pessoas acessa sempre as primeiras páginas do site de busca.

As principais estratégias de SEO para releases consistem na utilização de palavras-chave, que devem ser escolhidas para que influenciem os resultados dos mecanismos de busca. Para isso, procure saber o que os usuários de internet mais buscam relacionados ao assunto que você quer informar. O Google Adwords é uma ferramenta que auxilia nas escolhas ideais de suas palavras-chave. Ao descobri-las, reforce a sua utilização ao longo do seu texto.

O SEO acaba contribuindo para a mídia espontânea, uma vez que estimula o compartilhamento, por aparecer para os usuários que estiverem procurando por determinado conteúdo, e ainda auxiliam na geração de tráfego. Se o conteúdo for relevante para o usuário, ele pode acabar disseminando e compartilhando para a sua rede.

Como monitorar onde meu release foi publicado?

Após a aplicação adequada das técnicas de SEO, é preciso ficar atento ao alcance e à repercussão do release nas mídias online. É necessário monitorar as publicações que são feitas sobre seu conteúdo, pois auxilia na comprovação do trabalho da assessoria de imprensa, previne crises e ainda auxilia no aprimoramento das suas estratégias.

Existem diversas ferramentas online que permitem o monitoramento de notícias e seu alcance na internet. Uma das mais conceituadas é o Klipbox, por ter um sistema simples que permite ainda ser testado gratuitamente, antes de assinar oficialmente o programa.

O Klipbox ajuda a te manter atualizado(a) sobre tudo o que está sendo dito no mundo virtual sobre o seu cliente. A ferramenta ainda permite uma análise de mídia que fará toda a diferença nesse processo. Com isso, os clientes poderão receber um documento completo com resultados satisfatórios sobre a sua visibilidade e representatividade no segmento em que atua.

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Tecnologia

PMEs lideram investimentos em tecnologia

Investir em tecnologia é uma exclusividade das grandes empresas? Uma pesquisa da Cortex, plataforma de inteligência de dados voltada para vendas, mostra que não. Segundo

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!