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Redes sociais – qual a melhor para a minha empresa?

Redes sociais – qual a melhor para a minha empresa?

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Primeiramente, precisamos entender que redes sociais são as veias de maior evidência da comunicação atual. E passado o fenômeno Orkut, podemos compreender que as redes sociais não estão restritas ao número de amigos. Hoje as redes proporcionam a expressão e a interação de usuários a partir de conteúdos próprios ou importados de, e entre, outros usuários, organizações e empresas. As redes sociais representam hoje a chave da democracia da informação e um novo passo da comunicação. Atualmente temos em evidência as redes Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Google+ e Youtube. Diante de tantas plataformas e formatos, qual é o mais indicado para a sua necessidade?

Passo inicial para compreender por onde andar é saber para onde ir. Portanto, ao compreender a necessidade de investir em redes sociais, é preciso saber quem se encontra nesta rede. Afinal, você não vai apenas vender seu produto, vai abrir um importante canal de contato com o seu consumidor.

Cada uma destas plataformas traz características distintas e aplicações recomendadas. Não adianta gastar tempo e dinheiro espalhando conteúdo por todas as redes ou na rede errada. Para não haver engano, acompanhe explanação sobre cada uma das redes sociais mais procuradas do momento.

 

Facebook

Com a impressionante contagem de mais de 1,6 bilhão de usuários, o Facebook é líder no que se permite associar aos números. Sua interatividade permite relações com direito a status de amigo ou seguidor. A produção, distribuição e troca de conteúdo que esta rede proporciona é assombrosa e, por muitos motivos, o preferido para se realizar investimentos.

Por ser extremamente popular, é muito importante usar da destreza para ajustar o direcionamento de sua campanha ao público certo. Esta rede pode ser usada por qualquer tipo de empresa, com a ressalva de sempre que possível se utilizar de conteúdo fluido, leve, de fácil identificação pessoal e compartilhamento. Uma empresa de cosméticos ou um hotel poderá fazer um excelente uso do Facebook em seus negócios. Porém, mesmo se esquivando do forte apelo visual que encoraja o engajamento, é possível fazer um bom uso do Facebook mesmo que a sua empresa se trate de uma firma de advocacia, por exemplo. Basta usar a Inteligência e a criatividade. E quer uma dica? Use vídeos. No Facebook, os vídeos aumentam o alcance orgânico das postagens. E quantos mais alcance, mais curtidas em sua página, maior a distribuição do seu conteúdo e maior a evidência do seu nome.

 

Google+

A rede vem crescendo em média 6% a cada ano e com um certo esforço, o Google+ poderá se emparelhar ao Facebook. Nesta rede social, represente-se como uma página de empresa. Tenha em mente que por enquanto o Google+ ainda não entrou no momento de servir como uma boa plataforma de vendas. Entretanto, poderá garantir visibilidade à sua empresa partir  da participação ativa  em grupos relacionados ao seu ramo. E nestes moldes, foque na oferta de conteúdo. Isso irá movimentar o seu nome.

 

Instagram

O que antes começou como uma rede diferenciada e exclusivista (apenas smartphones com sistema IOS podiam acessar o Instagram), hoje tornou-se uma grande coqueluche detentora de nada menos que 300 milhões de usuários. O objetivo da rede é registrar e compartilhar momentos através de fotos e vídeos curtos de no máximo 15 segundos.

O Instagram é uma excelente rede para marcas, produtos e serviços com forte apelo visual. Decoração, hotelaria, gastronomia, por exemplo, tem neste espaço uma forte vantagem de interação. A rede permite a realização de sorteios com grande apelo e engajamento de público. Dica: Atenção especial para as hashtags na legenda de sua postagem. Usadas corretamente, as hashtags  podem ser um excelente propulsor de sua postagem.

 

Linkedin

Esta é uma rede social voltada ao contato profissional. Participam do Linkedin empresas e profissionais dispostos ao contato, troca de informações úteis e contratações. Uma plataforma muito interessante ao networking profissional.

A atuação indicada para esta rede social é a criação de página oficial e criação de conteúdo para distribuição em comunidades relacionadas. Quão maior a qualidade e valor de interesse do conteúdo, maior sua possibilidade de propagação e consequente a retorno em acessos.

 

Twitter

O microblog tem como principais características a instantaneidade e os já bem difundidos 140 caracteres. Por ter um tamanho limitado para as postagens e ter o signo da interação em tempo real, reserva-se a esta rede social a função de interação direta com seguidores e a emissão de informações complementares como dicas e links úteis. Claro, esta recomendação pode ser sublimada caso haja interesses em campanhas e promoções massivas. No entanto, neste caso, o Twitter deverá ser mais um braço de articulação em busca das metas, não o único canal vigente. Ótima plataforma para a criação e manutenção de virais.

O Twitter ainda reserva a fascinante característica do uso das hashtags. Foi nesta rede social que as famosas palavras precedidas pelo jogo da velha, “#”, começaram a ser usadas para determinar termos que serviam para agrupar os muitos posts produzidos. A partir dai, a hashtag se tornou não apenas um classificador de assuntos, mas uma verdadeira ferramenta para buscas. Com elas podemos descobrir novos termos e assuntos quentes do momento (Trending Topic) como também monitorar usuários e perceber inshights sobre como melhor atingir a aquele público.

 

You Tube

O Youtube pode ser ignorado por muitos como rede social, mas trata-se de um  site com produção de conteúdo – seja por usuários ou perfis oficiais de empresas,marcas, etc – onde há interação, seguidores e compartilhamentos. Sua penetrabilidade é incontestável, podendo ser acionado a partir de qualquer dispositivo seja TV, tablete ou celular.

Além desta facilidade, o Youtube se torna um ótimo meio de divulgação para a sua empresa, permitindo a humanização de sua marca. O vídeo tem o poder de despertar a emoção e a empatia do público, gerando engajamento. Portanto, se você tem condições de investir em um bom material de vídeo, vale a pena apostar em um canal que represente a sua empresa e que injete boas mensagens ao seu público.

 

Em tempo

Duas outras redes que merecem menção honrosa são o Pintrest (rede de compartilhamento de imagens de alta qualidade) e Spotfy (rede de streaming de músicas com perfil de usuários e listas de músicas personalizadas). Estas redes ainda não alcançaram a notoriedade dentre as já mencionadas, porém merecem a atenção. Podem ser utilizadas em prol de sua empresa a partir do compartilhamento de imagens relacionadas ao seu know-how, no caso do Pintrest, ou podem ampliar o alcance de sua empresa a partir de anúncios no site (ou entre músicas), além de permitir a criação e oferecimento de playlists. Um excelente atrativo para cativar o público jovem, usuário do Spotify.

 

Avaliar, escolher, planejar e investir

De todas as dicas e diretrizes, a mais importante e primordial é avaliar o seu objetivo, entender o seu público alvo e buscar este consumidor. Antes de escolher a qual rede se ater, planeje as ações com cuidado e invista sem medo. Agindo com precisão e inteligência, o resultado positivo sempre vem.

Dica bônus: Não incorpore contas de redes distintas. Replicar no Facebook uma postagem do Twitter e vice-versa não é algo interessante. Como já vimos, trata-se de redes diferentes com linguagens distintas e que atingem, cada qual a sua forma, os diferentes nichos de usuários.

 

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Conteúdo publicado via Publicaí

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