A possibilidade da automatização de clipping já não é nenhuma novidade para ninguém da area do jornalismo e das assessorias, mas você conhece quais as vantagens de automatizar essa tarefa? Pode ser até melhor do que simplesmente terceirizar a uma empresa especializada.
Automatizar o monitoramento das publicações que saem na mídia online sobre seus clientes, fazendo do clipping um instrumento estratégico com pouca interferência manual, tornará sua agência muito mais competitiva. E isso é muito simples de fazer. Uma boa ferramenta tecnológica que permita fazer parametrizações e capturas de palavras-chave referentes ao negócio das empresas que você atende, poderá te entregar relatórios completos para mensuração de resultados e tomada de decisão.
Em outras palavras, com a automação de clipping, você deixa de entregar simplesmente um levantamento das publicações e passa a fornecer inteligência competitiva aos seus clientes – informações valiosas que lhes permitam ter a real dimensão do alcance da sua marca e de seus concorrentes na opinião pública.
A seguir, veja 5 vantagens que a automação do clipping pode oferecer à sua agência:
1 – Ganho de tempo
Ao invés de disponibilizar uma ou duas pessoas para fazer a pesquisa manualmente, você parametriza e customiza a ferramenta para capturar e agrupar as publicações de acordo com palavras-chave, key messages e termos específicos dos clientes e seus concorrentes.
Com a automação também não é mais necessário parar para fazer análise “touch by touch” do clipping, pois a ferramenta faz a mineração dos dados e entrega as análises.
Assim, sobra muito mais tempo para investir no relacionamento com os repórteres, criação de conteúdo e relacionamento com os clientes.
2 – Melhoria na produtividade
Com o clipping automatizado, sua equipe consegue atender mais clientes e visualizar os resultados dos seus esforços com mais rapidez. Este diferencial melhora o custo-benefício, melhorando suas margens e contribuindo para que você tenha pessoal para oferecer outros serviços e produtos aos seus clientes.
3 – Assertividade no serviço
Uma boa ferramenta de clipping automatizado te permitirá fazer buscas personalizadas e encontrar publicações, referências e citações das marcas, dos produtos e serviços dos seus clientes. Você só precisa selecionar os filtros de data da publicação, veículos chave para o negócio, região geográfica, entre outras, e a ferramenta trás as informações rapidamente.
Esta praticidade é perfeita para gerenciamento de crises, quando a rapidez no mapeamento da imprensa pode fazer toda a diferença.
Além disso, também é possível guardar o histórico e fazer análise da evolução do trabalho de relacionamento com a mídia ao longo do tempo, o que permite que você mostre a evolução da marca na mídia espontânea ao seu cliente.
4 – Personalização do entregável ao cliente
Em poucos cliques, uma boa ferramenta de clipping, permite gerar PDFs e outros formatos de arquivo para compilar e enviar ao cliente. Além disso, você pode mostrar o relatório de uma forma interativa, com infográficos que deem ao cliente a dimensão do trabalho da sua agência.
5 – Imagem inovadora
Quando você entrega um clipping com rapidez e eficiência ao seu cliente, um verniz de sofisticação e modernidade passa a ser visto sobre a marca da sua agência. Em tempos cada vez mais digitais, isso se torna um grande diferencial, capaz, inclusive, de reter e conquistar novos clientes.
Você gostou destes benefícios? Já trabalha com clipping automatizado? Compartilhe suas experiências conosco, deixando um comentário!
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