Pular para o conteúdo
7 dicas para definir palavras-chave do monitoramento

7 dicas para definir palavras-chave do monitoramento

Compartilhe

No texto de hoje, separamos 7 dicas para definir palavras-chave do monitoramento. Quer saber o que os jornais andam falando da sua marca ou de você? Fez uma grande campanha e deseja saber se ela gerou repercussão na grande mídia? Bom, sabemos que a melhor forma de fazer isso é por meio de clipping, importante ferramenta que permite que você monitore como tem sido retratado nos meios de comunicação de massa. Analisar as menções em torno de você e sua marca na mídia através de palavras-chave é uma excelente oportunidade para entender a forma como você está sendo visto pelo público: que pensamentos, sentimentos e emoções você ou sua marca provocam quando são citados por publicações midiáticas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR: E-Book gratuito: O monitoramento da informação 2.0

Nesse ponto, você já deve estar ciente de que o clipping online é a melhor forma de curar conteúdo com menções a você, porque, de forma automática, ele procura na internet as notícias que interessam a você ou a seus clientes. Você ainda consegue automatizar seus relatórios, o que é uma solução de excelente custo-benefício. Mas, para produzir clippings completos, é preciso escolher boas palavras–chave para o seu monitoramento. E, caso você não saiba como fazer isso, lhe oferecemos 7 dicas neste artigo.

1. Comece pelo óbvio: o nome

Se você deseja monitorar menções a você ou à sua marca, a primeira palavra-chave a ser adicionada à busca deve ser o próprio nome. Lembre-se de considerar erros ortográficos, variações na forma como o nome é escrito ou abreviações que possam ser utilizadas pelas pessoas, e que possam resultar em resultados relevantes para você.

Lembre-se também de utilizar termos de exclusão, caso o nome da sua marca seja parecido ou o mesmo de outra empresa de um setor diferente. Por exemplo: se sua empresa se chama “FGW” e você sabe que existe uma empresa americana de mesmo nome, considere adicionar termos em inglês para a exclusão de notícias não relacionadas a você.

2. Adicione palavras-chave diretamente relacionadas aos seus produtos e serviços

Procure por frases ou expressões que estejam ligadas ao que você faz. Por exemplo, a Coca-Cola poderia buscar por “Coca-Cola Clothing”, “Fábrica da Coca-Cola”, “Bebidas da Coca-Cola”, etc.

Ps.: Use aspas para buscas mais precisas.

3. Busque também pelo seu segmento de mercado

Outra boa forma de otimizar a sua busca é monitorar termos que conversem com o seu segmento de mercado. Ainda no exemplo da Coca-Cola, poderiam ser monitorados termos como “fábrica de refrigerantes”, “mercado de bebidas”, entre outros.

4. Utilize termos usados em suas campanhas de divulgação e press-release

Se recentemente você fez a divulgação de um material específico e disparou vários releases, a melhor forma de encontrar como esse conteúdo está sendo replicado é utilizar termos da própria divulgação. Considere inserir até pequenos trechos (3 a 5 palavras) do seu conteúdo, que possam estar reproduzidos de maneira fiel em diferentes veículos.

5. Busque por nome de pessoas que representem você ou sua marca

É importante lembrar de atrelar suas buscas aos personagens importantes que remetem à sua marca. Em seu monitoramento, coloque como palavra-chave os nomes de garotos-propaganda, donos da marca, principais gestores, etc. Se o monitoramento é por uma única pessoa, você pode buscar por termos ligados a ela, como nome de filhos, esposa/marido, e etc.

6. Busque por imagens

Tão importante quanto a busca textual é procurar também por imagens. Portanto, sempre adicione a sua logomarca aos seus monitoramentos.

7. Fique de olho na concorrência

É importante entender como a concorrência está sendo retratada na mídia, até mesmo para que você possa melhorar a sua estratégia de assessoria de imprensa e marketing. No monitoramento da concorrência, você pode utilizar o mesmo método mostrado nas dicas anteriores para determinar que palavras-chave serão analisadas.

VEJA TAMBÉM: Porque o Google Alerta não resolve seu problema de clipping

Gostou das nossas dicas? Veja as melhores ferramentas de monitoramento de notícias

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Tecnologia

PMEs lideram investimentos em tecnologia

Investir em tecnologia é uma exclusividade das grandes empresas? Uma pesquisa da Cortex, plataforma de inteligência de dados voltada para vendas, mostra que não. Segundo

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!