No texto de hoje, separamos 7 dicas para definir palavras-chave do monitoramento. Quer saber o que os jornais andam falando da sua marca ou de você? Fez uma grande campanha e deseja saber se ela gerou repercussão na grande mídia? Bom, sabemos que a melhor forma de fazer isso é por meio de clipping, importante ferramenta que permite que você monitore como tem sido retratado nos meios de comunicação de massa. Analisar as menções em torno de você e sua marca na mídia através de palavras-chave é uma excelente oportunidade para entender a forma como você está sendo visto pelo público: que pensamentos, sentimentos e emoções você ou sua marca provocam quando são citados por publicações midiáticas.
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR: E-Book gratuito: O monitoramento da informação 2.0
Nesse ponto, você já deve estar ciente de que o clipping online é a melhor forma de curar conteúdo com menções a você, porque, de forma automática, ele procura na internet as notícias que interessam a você ou a seus clientes. Você ainda consegue automatizar seus relatórios, o que é uma solução de excelente custo-benefício. Mas, para produzir clippings completos, é preciso escolher boas palavras–chave para o seu monitoramento. E, caso você não saiba como fazer isso, lhe oferecemos 7 dicas neste artigo.
1. Comece pelo óbvio: o nome
Se você deseja monitorar menções a você ou à sua marca, a primeira palavra-chave a ser adicionada à busca deve ser o próprio nome. Lembre-se de considerar erros ortográficos, variações na forma como o nome é escrito ou abreviações que possam ser utilizadas pelas pessoas, e que possam resultar em resultados relevantes para você.
Lembre-se também de utilizar termos de exclusão, caso o nome da sua marca seja parecido ou o mesmo de outra empresa de um setor diferente. Por exemplo: se sua empresa se chama “FGW” e você sabe que existe uma empresa americana de mesmo nome, considere adicionar termos em inglês para a exclusão de notícias não relacionadas a você.
2. Adicione palavras-chave diretamente relacionadas aos seus produtos e serviços
Procure por frases ou expressões que estejam ligadas ao que você faz. Por exemplo, a Coca-Cola poderia buscar por “Coca-Cola Clothing”, “Fábrica da Coca-Cola”, “Bebidas da Coca-Cola”, etc.
Ps.: Use aspas para buscas mais precisas.
3. Busque também pelo seu segmento de mercado
Outra boa forma de otimizar a sua busca é monitorar termos que conversem com o seu segmento de mercado. Ainda no exemplo da Coca-Cola, poderiam ser monitorados termos como “fábrica de refrigerantes”, “mercado de bebidas”, entre outros.
4. Utilize termos usados em suas campanhas de divulgação e press-release
Se recentemente você fez a divulgação de um material específico e disparou vários releases, a melhor forma de encontrar como esse conteúdo está sendo replicado é utilizar termos da própria divulgação. Considere inserir até pequenos trechos (3 a 5 palavras) do seu conteúdo, que possam estar reproduzidos de maneira fiel em diferentes veículos.
5. Busque por nome de pessoas que representem você ou sua marca
É importante lembrar de atrelar suas buscas aos personagens importantes que remetem à sua marca. Em seu monitoramento, coloque como palavra-chave os nomes de garotos-propaganda, donos da marca, principais gestores, etc. Se o monitoramento é por uma única pessoa, você pode buscar por termos ligados a ela, como nome de filhos, esposa/marido, e etc.
6. Busque por imagens
Tão importante quanto a busca textual é procurar também por imagens. Portanto, sempre adicione a sua logomarca aos seus monitoramentos.
7. Fique de olho na concorrência
É importante entender como a concorrência está sendo retratada na mídia, até mesmo para que você possa melhorar a sua estratégia de assessoria de imprensa e marketing. No monitoramento da concorrência, você pode utilizar o mesmo método mostrado nas dicas anteriores para determinar que palavras-chave serão analisadas.
VEJA TAMBÉM: Porque o Google Alerta não resolve seu problema de clipping
Gostou das nossas dicas? Veja as melhores ferramentas de monitoramento de notícias
Conteúdo publicado via Publicaí