Pular para o conteúdo
Problemas em como mensurar o clipping? Conheça as principais métricas

Problemas em como mensurar o clipping? Conheça as principais métricas

Compartilhe

Você tem problemas de como mensurar o clipping? Não sabe sobre as mais importantes métricas? Não se preocupe que vamos elucidar esse tema um pouco mais para você.

A mensuração dos resultados obtidos pelos processos impostos por uma assessoria de imprensa é uma parte muito importante do processo de se verificar a efetividade de suas ações de marketing conjuntas a assessoria, como por exemplo a liberação de releases em novos meios, ou mudanças impostas na sua campanha de marketing.

A assessoria de imprensa está presente a pouco mais de meio século no Brasil, porém só muito recentemente ela começou a se alastrar a outros pontos da indústria, englobando em seu trabalho as médias empresas existentes por todo o país.

Assim, após a implementação dos sistemas de clipping, principalmente o clipping digital no país, houve um crescimento da busca e demanda de formas de se absorver o máximo de informações possíveis após o clipping, para então fazer os ajustes necessários para adaptar o clipping as novas medidas.

É primeiro necessário entender que a mensuração do clipping é um processo extremamente necessário, só com ele que realmente é possível identificar quanto realmente valeu os esforços feitos sobre as medidas tomadas pela assessoria de imprensa.

Justamente por isso, contratar uma agência especializada em clipping pode ser a melhor opção para monitorar as informações decorrentes da sua empresa, e de suas ações de marketing no mercado, além dos futuros ecos de sua ação dentro do mercado.

Baixe Gratuitamente o Ebook: Monitoramento de notícias 2.0

Formas de se mensurar o clipping

Há muitas formas de se mensurar a presença de uma empresa no mundo digital, foco atual do clipping e da assessoria de imprensa, pois as campanhas e resultados são mais rápidos eficientes e geram um melhor resultado que a assessoria de imprensa que produz artigos para os meios off-line.

Além disso, a assessoria no mundo digital facilita o clipping preciso, ou seja, saber com maior precisão exatidão o resultado de ações tomadas por uma assessoria de imprensa.

O número de ferramentas e métodos disponíveis para se mensurar com as específicas métricas desejadas o resultado das ações é amplo, e uma empresa deverá escolher a ferramenta mais adequada a seus objetivos.

A centimetragem

Para validar a efetividade da mídia, e provar o sucesso de um trabalho da assessoria de imprensa, costuma ser utilizado o método chamado de centimetragem. Ou seja, a centimetragem é usada principalmente para compreender a valoração de uma mídia, e qual seria o valor de publicações dessas mídias se fossem anúncios.

O cálculo da centimetragem é sempre considerando o valor do veículo em que a mídia espontânea foi publicada. O valor adquirido com os cálculos feitos será então o valor do trabalho da assessoria, ou seja, quanto a assessoria fez a empresa lucrar.

A centimetragem é uma das formas mais práticas de se definir o valor de uma assessoria de imprensa, mas não é a única. O clipping em si obrigatoriamente já irá gerar inúmeros relatórios, e cada assessor utiliza a métrica que melhor se adapta a seus meios.

A facilidade de se medir a presença no mundo digital

As redes sociais, comum fonte de ação de assessorias de imprensa, estão cada vez mais evoluindo e investindo em formas de lucrar com a propagação e visualização de anúncios e negócios, e essas ferramentas devem ser exploradas por assessorias de imprensa, pois o clipping do mundo digital é muito mais facilitado.

O Facebook é um excelente exemplo, que permite a criação de páginas para empresas e negócios, resultando em uma melhor administração das postagens visualizadas e até mesmo da visualização da própria página comercial e anúncios divulgados. Além disso, é possível gerar uma maior visualização orgânica das ações da assessoria de imprensa.

O Instagram é outro bom exemplo de rede social que viu a possibilidade de se expandir para ter páginas comerciais e a tomou, oferecendo uma excelente administração das ações empresariais dentro da conta.

O clipping é então feito de forma muito mais prática quando se usa as ferramentas digitais, pois a métrica delas é bem mais automática, ágil e precisa.

Leia também:

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!