Pular para o conteúdo
Problemas em como mensurar o clipping? Conheça as principais métricas

Problemas em como mensurar o clipping? Conheça as principais métricas

Compartilhe

Você tem problemas de como mensurar o clipping? Não sabe sobre as mais importantes métricas? Não se preocupe que vamos elucidar esse tema um pouco mais para você.

A mensuração dos resultados obtidos pelos processos impostos por uma assessoria de imprensa é uma parte muito importante do processo de se verificar a efetividade de suas ações de marketing conjuntas a assessoria, como por exemplo a liberação de releases em novos meios, ou mudanças impostas na sua campanha de marketing.

A assessoria de imprensa está presente a pouco mais de meio século no Brasil, porém só muito recentemente ela começou a se alastrar a outros pontos da indústria, englobando em seu trabalho as médias empresas existentes por todo o país.

Assim, após a implementação dos sistemas de clipping, principalmente o clipping digital no país, houve um crescimento da busca e demanda de formas de se absorver o máximo de informações possíveis após o clipping, para então fazer os ajustes necessários para adaptar o clipping as novas medidas.

É primeiro necessário entender que a mensuração do clipping é um processo extremamente necessário, só com ele que realmente é possível identificar quanto realmente valeu os esforços feitos sobre as medidas tomadas pela assessoria de imprensa.

Justamente por isso, contratar uma agência especializada em clipping pode ser a melhor opção para monitorar as informações decorrentes da sua empresa, e de suas ações de marketing no mercado, além dos futuros ecos de sua ação dentro do mercado.

Baixe Gratuitamente o Ebook: Monitoramento de notícias 2.0

Formas de se mensurar o clipping

Há muitas formas de se mensurar a presença de uma empresa no mundo digital, foco atual do clipping e da assessoria de imprensa, pois as campanhas e resultados são mais rápidos eficientes e geram um melhor resultado que a assessoria de imprensa que produz artigos para os meios off-line.

Além disso, a assessoria no mundo digital facilita o clipping preciso, ou seja, saber com maior precisão exatidão o resultado de ações tomadas por uma assessoria de imprensa.

O número de ferramentas e métodos disponíveis para se mensurar com as específicas métricas desejadas o resultado das ações é amplo, e uma empresa deverá escolher a ferramenta mais adequada a seus objetivos.

A centimetragem

Para validar a efetividade da mídia, e provar o sucesso de um trabalho da assessoria de imprensa, costuma ser utilizado o método chamado de centimetragem. Ou seja, a centimetragem é usada principalmente para compreender a valoração de uma mídia, e qual seria o valor de publicações dessas mídias se fossem anúncios.

O cálculo da centimetragem é sempre considerando o valor do veículo em que a mídia espontânea foi publicada. O valor adquirido com os cálculos feitos será então o valor do trabalho da assessoria, ou seja, quanto a assessoria fez a empresa lucrar.

A centimetragem é uma das formas mais práticas de se definir o valor de uma assessoria de imprensa, mas não é a única. O clipping em si obrigatoriamente já irá gerar inúmeros relatórios, e cada assessor utiliza a métrica que melhor se adapta a seus meios.

A facilidade de se medir a presença no mundo digital

As redes sociais, comum fonte de ação de assessorias de imprensa, estão cada vez mais evoluindo e investindo em formas de lucrar com a propagação e visualização de anúncios e negócios, e essas ferramentas devem ser exploradas por assessorias de imprensa, pois o clipping do mundo digital é muito mais facilitado.

O Facebook é um excelente exemplo, que permite a criação de páginas para empresas e negócios, resultando em uma melhor administração das postagens visualizadas e até mesmo da visualização da própria página comercial e anúncios divulgados. Além disso, é possível gerar uma maior visualização orgânica das ações da assessoria de imprensa.

O Instagram é outro bom exemplo de rede social que viu a possibilidade de se expandir para ter páginas comerciais e a tomou, oferecendo uma excelente administração das ações empresariais dentro da conta.

O clipping é então feito de forma muito mais prática quando se usa as ferramentas digitais, pois a métrica delas é bem mais automática, ágil e precisa.

Leia também:

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Tecnologia

PMEs lideram investimentos em tecnologia

Investir em tecnologia é uma exclusividade das grandes empresas? Uma pesquisa da Cortex, plataforma de inteligência de dados voltada para vendas, mostra que não. Segundo

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!