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Como aplicar SEO na assessoria de imprensa

Como aplicar SEO na assessoria de imprensa

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A disputa por visualização é a principal forma de concorrência atual para os meios de comunicações digitais. Números de acessos maiores irão significar sempre um lucro maior comparado a concorrência, e isso irá permitir que um blog ou site supere outro monetariamente, adquirindo um público fiel muito maior.

O SEO é uma técnica muito presente e quase mandatória atualmente para quem trabalha com comunicação e assessoria de imprensa em meios digitais. Blogs, e canais de notícia digitais precisam das técnicas que compõem o SEO para conseguir melhorar seu posicionamento no Google e ganhar mais acessos, para assim superar sua concorrência.

O SEO é uma técnica de marketing que complementa a escrita de um bom redator. Qualquer um que queira entrar no mundo da redação online, deve começar o quanto antes a procurar formas de melhorar sua escrita em SEO, porém sem nunca deixar de lado as boas técnicas para se escrever releases e artigos.

Nesse artigo vamos explicar em detalhes, o que é o SEO, como se aplica as técnicas de SEO na produção de um texto, quais os efeitos dessa aplicação e por fim, a importância de se aplicar SEO em uma assessoria de imprensa.

O que é SEO?

SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization, o que em português ficaria como Otimização para motores de busca. Os mecanismos ou motores de busca aqui se referem aos sites que se buscam conteúdo na internet, como Yahoo, Bing e principalmente o Google.

Todos esses sites de busca possuem um ranking interno por palavra-chave, termo e assunto, e cada vez que se busca algo específico, uma série de sites irá aparecer. Os sites que aparecem primeiro na lista são tidos como sites de maior relevância natural, que possuem mais vezes a ocorrência da palavra-chave ou um número de acessos maiores.

Dessa forma, cada vez que um leitor realizar uma pesquisa, os primeiros sites que irão aparecer são os mais relevantes e pertinentes ao assunto da pesquisa, que possuem uma densidade maior de palavras chave no texto e que possuem uma quantia boa de acessos e tempo de permanência para assumir que um site é um bom site.

Assim, quanto um texto é otimizado para esses sistemas de busca, ele é mais facilmente encontrado e classificado pelos algoritmos desses sistemas, resultando em mais acessos para sites e blogs que possuam essa otimização e técnica em seus textos, artigos e postagens.

O que compõe o SEO?

O SEO é a construção de uma postagem ou texto pensada na otimização e formas de aumentar a permanência e facilidade de visualização do seu site. Essas técnicas de SEO são relativamente simples, e bem efetivas para serem implementadas em conjunto.

A forma mais prática inicial é simplesmente expor conteúdo de qualidade em um blog ou site. Dessa forma, a permanência e visualização orgânica será natural. Porém, diversos aspectos de como se trabalhar esse conteúdo podem ser otimizados.

Primeiramente, as palavras-chave são uma ferramenta poderosa em um texto. Elas devem, no entanto, ser usadas na medida certa, excesso pode ser considerado falta de conteúdo, enquanto falta de palavras-chave não permite que o texto seja encontrado mais facilmente pelos algoritmos do Google.

Para saber quais palavras-chave são mais pertinentes a um determinado assunto, o ideal é usar uma ferramenta chamada Google AdWords, que te permite identificar palavras-chave de maior uso pertinentes a um determinado assunto.

Com essa ferramenta também é interessante fazer conexões internas de postagens dentro de um único site ou blog. Construir um artigo explicando um assunto que necessita de conhecimento de outros assuntos, e ir assim fazendo uma espécie de teia de artigos, conectando os diversos conteúdos de um blog ou site.

Se conseguir conexões e parcerias com outros blogs, para que assim postem seu conteúdo também na hora de postarem o deles. Isso auxilia muito no SEO. É comum blogs e sites fazerem troca desse tipo de postagem com conteúdo que converse entre si.

A arquitetura e desenvolvimento do blog auxiliam bastante na hora de se ranquear um site, porém o principal fator sempre estará nos artigos que compõem tal site.

SEO e a assessoria de imprensa

Atualmente esses trabalhos são considerados parcerias um do outro. A assessoria de imprensa é uma das formas mais práticas de se trabalhar com SEO online e produção de artigos, enquanto. É muito comum se pensar atualmente em trabalhos da assessoria de imprensa totalmente ligados a técnicas de SEO.

Primeiramente, a assessoria de imprensa entrou na era digital com força total, e seus releases podem ficar muito mais úteis e atingir um público muito maior caso certas técnicas de SEO sejam utilizadas neles.

Isso poderá ser benéfico tanto para a empresa que está utilizando os releases, quanto para a própria assessoria. Fazendo um release completo, ligando uma teia de diversos artigos já existentes a até mesmo artigos dentro do site da assessoria permite que tal release tenha um valor muito maior para ambos os sites, sendo assim um benefício mútuo.

Tome cuidado, no entanto, ao utilizar isso. Ter seus links publicados em um site de baixa relevância pode dar o efeito oposto. O algoritmo do Google reprova sites quem seus links conectados a sites de referências muito baixas.

É importante então sempre conectar sua assessoria de imprensa com locais de alta relevância, com conteúdo pertinentes e relevantes, e sempre com uma linguagem e valores equiparados para que se possa nutrir um benefício mútuo na assessoria e na agência publicadora de seu conteúdo.

Um dos trabalhos mais desafiadores para uma assessoria de imprensa é a criação de um conteúdo, que em longa data manterá sua relevância. Utilizar técnicas de SEO facilitará muito esse produto, pois mesmo que ele saia das primeiras páginas do blog, ele ainda poderá ser utilizado por conexões e continuará relevante ao Google graças a isso.

Conteúdo de qualidade, conexões entre diversos artigos e afins pode ser a forma mais efetiva de se ter uma boa qualidade nos artigos e assim manter a relevância tanto em textos antigos quanto novos.

Conteúdo publicado via Publicaí

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