Pular para o conteúdo
Monitoramento de informação: Uma boa estratégia de BI

Monitoramento de informação: Uma boa estratégia de BI

Compartilhe

Monitoramento de informação: Uma boa estratégia de BI

O monitoramento de informação é uma das melhores armas para equipar bem um empreendedor. Compondo uma das principais funções do Business Intelligence, essa estratégia já é utilizada por grandes empresas em todo o mundo a no mínimo 30 anos. Porém esse monitoramento foi mudando muito em conjunto a era digital de informação.

A produção de dados vem sofrendo multiplicações exponenciais, resultando em uma enxurrada de excessos de informação, que antes não eram adquiridas com facilidades, se ainda conseguissem ser coletadas e utilizadas.

Esse excesso de informação não é necessariamente bom e pode levar a uma grande perda de tempo caso a empresa não opte por utilizar ferramentas que permitem que a ferramenta seja mais compacta e precisa, sendo mais fácil de ser utilizada nesse estado.

Graças a essas ferramentas, vários aspectos do Business Intelligence ficaram também, disponíveis a empreendedores de pequenas e médias empresas que precisavam fazer monitoramento de informação do mercado em que atuam e suas diversas nuances, para efetivamente montar a estratégia que tanto desejam.

Isso é um imenso avanço para as pequenas e médias empresas, afinal, agora não é mais necessário ter uma equipe de técnicos de informática, especialistas em análise de dados e programação e especialistas de marketing, todos juntos com equipamentos e computadores caros só para conseguir extrair as informações que precisa.

Tudo que você precisará, será informações sobre o que é, como funcione e porquê utilizar o Business Intelligence em sua empresa. Após adquirir todo o conhecimento que deseja, juntamente com o planejamento de objetivos, o próximo passo será ter uma dose mais prática.

Usando o Business Intelligence para monitoramento de informação

monitoramento de informação como estratégia de BI

Com o ramo de coleta de informações crescendo, qualquer pesquisa agora irá indicar que é fácil encontrar softwares que façam a coleta gratuita de informações e a análise de dados, e até de forma rápida e eficiente.

Mas vai bastar um pouco de experiência também para ver que as informações são tantas e tão confusas que é fácil se perder no meio de tantos dados, e você acaba ficando com mais dúvidas do que fazer após a aquisição de informações do que antes.

Por isso é comum afirmar que a aquisição das informações é a parte mais fácil. Pois após adquirir a informação, é necessário passar ela por diversos filtros para que ela seja facilmente utilizada. Após essa mineração dos dados ideais, você conseguirá extrair o que realmente faz sentido para você utilizar.

O monitoramento de informações consiste na constância da repetição do processo de aquisição, filtro, análise e ação sobre os dados adquiridos. O mercado está sempre em constante mudança, e é necessário adaptar suas ações e estratégias conforme as mudanças de sua concorrência e o interesse de sua clientela principal.

O ideal é criar um ciclo de constante aquisição de informação, análise e filtro de informações, em datas selecionadas de cada mês, para que assim um empreendedor consiga definir com maior facilidade quais são as ações que a empresa deverá tomar para conseguir ter uma vantagem sobre sua concorrência e se destacar no mercado.

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!