Pular para o conteúdo
Como Criar um Mailing de Sucesso

Como Criar um Mailing de Sucesso

Compartilhe

Uma ação fundamental para qualquer usuário da internet é criar um e-mail. O e-mail é a chave de entrada em redes sociais, é uma das ferramentas básicas da comunicação atual, e é praticamente onipresente e inerente ao mundo conectado.  Esta ferramenta tão importante merece total atenção. A força e alcance do e-mail é inquestionável e é por isso que ele foi e continua sendo um excelente meio de atingir a atenção dos clientes. Hoje vamos falar sobre como fazer um excelente uso deste artefato dando dicas de como implementar uma lista de e-mail de sucesso.

Um bom exercício começar a entender a mecânica dos e-mails é observar a sua própria caixa de e-mails. Você mesmo deve receber todos os dias mensagens sobre produtos e serviços. Dentre tantas mensagens, existem aquelas que a gente prontamente descarta e as que clicamos para conferir. Perguntas: O que determina o seu clique em determinado e-mail? O que determina o descarte? O e-mail do seu produto se encaixa em qual grupo – rejeitados ou de interesse?

 

Não compre listas de e-mail

Conquiste através de seu emprenho a sua própria lista para o mailing. Pode parecer muito prático comprar uma grande lista de e-mail, porém devemos pensar no grau de afinidade destes e-mails para com o seu produto ou serviço. Muitas vezes essas listas não seguem uma segmentação e as chances de ter a sua mensagem sumariamente posta no lixo são imensas, visto que aquele produto pode estar sendo ofertado a um destinatário sem o perfil de interesse.

 

Proponha boas contrapartidas

Para angariar e-mails, traga até si o seu destinatário. Através de formulários atrativos, peça o e-mail do seu público-alvo diretamente a ele. Use a criatividade! Boas campanhas podem catalisar adesões de assinatura massiva. Ofereça boas contrapartidas como descontos, promoções, assinaturas vantajosas ou mesmo algum outro conteúdo mais amplo e desdobrado como uma newsletter que trate de assuntos de interesse cliente.

 

Títulos objetivos

Enviar e-mails com títulos muito longos pode parecer divertido ou necessário, porém a regra do “menos é mais” pode ser claramente aplicada neste quesito. Se a necessidade de apresentar o seu e-mail com um título extenso for incontrolável, ao menos detenha as informações primordiais na primeira parte do título. A frase título de um e-mail é a chave do sucesso para que a mensagem chegue ao seu receptor.

 

Pense duas vezes antes de enviar um longo e-mail

Pense até três vezes ou mais! Um e-mail com grande extensão não é o exato sinônimo de um e-mail com grande conteúdo. Se o seu cliente recebeu o seu e-mail e o abriu, já temos uma vitória. A segunda batalha será prender a atenção deste usuário durante a leitura do e-mail. Para isso, vamos precisar de informações fáceis e em evidência. Destaque links e botões para garantir a visibilidade do que precisa ser notado.  Assim você chama atenção e encurta conteúdos desnecessariamente extensos.

 

Invista em um bom gerenciador de e-mails

O envio de e-mails de forma manual é possível apenas para listas menores. Ao lidar com grandes listas, passe a responsabilidade a um gerenciador de confiança. Este mecanismo, além de garantir um envio seguro e para muitos destinatários, permite também a mensuração de dados como o número de e-mails enviado, quantos foram abertos e em que horário, quantos foram rejeitados e outras informações que podem dar indícios de como proceder com aquele público.

 

Respeite o livre arbítrio

Ao se cadastrar em uma lista de e-mails o usuário tem o total direito de permanecer nela ou deixar de participar. É de bom tom e muito justo deixar habilitado o mecanismo de “pot-out” onde o usuário pode se remover do cadastro. Pode ser doloroso perder uma assinatura, mas é melhor deixa-la sair de forma amigável do quê causar uma situação de desconforto e descontentamento muito mais difícil de remediar.

 

 

Bom senso sempre em alta

Em resumo, para ter o alcance esperado com o seu mailing, precisamos de três preceitos: Organização, criatividade e conteúdo. Esta é a premissa básica para uma excelente comunica empresa-clientes através do mailing.

 

Gostou das nossas dicas? Tem alguma informação que gostaria de acrescentar? Compartilhe suas impressões conosco, deixe um comentário.

 

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Tecnologia

PMEs lideram investimentos em tecnologia

Investir em tecnologia é uma exclusividade das grandes empresas? Uma pesquisa da Cortex, plataforma de inteligência de dados voltada para vendas, mostra que não. Segundo

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!