A comunicação é uma atividade abrangente e fundamental em todos os âmbitos, e que abraça desdobramentos múltiplos. Dentro deste universo, dois conceitos têm funções distintas mas que podem se confundir: O que é Assessoria de Imprensa e o que é Assessoria de Comunicação.
Dentro de uma empresa, instituição, ou mesmo em se tratando da carreira de pessoas públicas, a comunicação exerce papel primordial para a manutenção e existência dos mesmos. E de certa maneira, as duas funções tanto se complementam como suplementam. Ambas vão tratar da comunicação e vão prezar pela imagem de seu assessorado. As diferenças, no entanto, existem, apesar de na prática, em organizações com número limitado de profissionais de comunicação, as funções se mesclarem da forma mais eficiente a cada caso.
O trabalho do assessor de imprensa é exercido por jornalistas e pode ser melhor compreendido quando o pensamos como uma ponte de comunicação entre assessorado e veículos de comunicação. A função – cruamente falando – do assessor de imprensa é de pautar positivamente a imprensa com o seu material e divulgar o seu assessorado. Já a assessoria de comunicação é composta por profissionais de comunicação, somando-se ao jornalista, publicitários e profissionais de relações públicas. Esta divisão de trabalho tem como função cuidar da comunicação interna e externa. Dentro de uma empresa, a assessoria de comunicação vai proporcionar a circulação de informações entre os quadros de funcionários através de jornais internos, murais e outros meios, e vai conduzir as informações relevantes também ao público externo.
A ação da assessoria de comunicação abrange ainda as esferas organizacionais da instituição, sendo de responsabilidade desta o cuidado com a imagem e a preparação de campanhas e ações publicitárias. A assessoria de imprensa, por sua vez, se foca ao assessorado. Além de pauta-lo, a assessoria de imprensa cuida para que o seu cliente receba as informações relevantes e que digam respeito a si. Como um espelho programado, onde a imagem pode ser planejada e monitorada.
Dentre estas duas atividades distintas, e também com tantas semelhanças, há um ponto em comum: Ambas tem no clipping um aliado para o bom desempenho de seu trabalho. Tanto a assessoria de comunicação quanto a assessoria de imprensa necessitam do recolhimento de informações sobre seu assessorado (empresa, pessoa pública, etc.). Se o trabalho da assessoria funciona como um espelho, como comparamos anteriormente neste texto, o clipping funciona como um retrato do contexto e é fundamental para diagnosticar problemas e encontrar soluções.
Atualmente o trabalho de clipping pode ser realizado de forma autônoma e precisa, bastando apenas uma busca pelas palavras-chaves certas. O trabalho de clipagem que era feito à duro gasto de tempo e mobilização de equipe, hoje é resolvido em poucos minutos e traduzido em gráficos orgânicos e objetivos, colaborando com a eficácia do trabalho tanto da assessoria de comunicação quanto da assessoria de imprensa.
Uma ferramenta prática para auxiliar ao trabalho do assessor é o Klipbox. Com o Klipbox, no espaço de um clique e através de palavras-chave, dentro da plataforma do Klipbox, mais de 16mil fontes de pesquisa são consultadas em busca de um clipping completo. Além da pesquisa profunda, o Klipbox permite também mensurar resultados de forma clara através de gráficos que vão permitir ilustrar análises quantitativas e qualitativas.
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