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4 dicas para gerenciar uma crise de imagem

4 dicas para gerenciar uma crise de imagem

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Para que uma empresa seja bem vista no mercado e tenha o respaldo dos públicos que a permeiam, é necessário que ela transmita seus valores e mostre suas responsabilidades perante a sociedade nas ações que executa diariamente. É preciso que seus trabalhos sejam condizentes com a identidade da organização, para que o público a perceba da mesma forma com que ela deseja ser vista. Mas para consolidar uma marca no mercado, gastam-se anos. Porém, para arruinar toda uma construção positiva, bastam apenas alguns segundos. Por isso, é importante que você esteja por dentro das 4 dicas para gerenciar uma crise de imagem, pois caso venha a vivenciá-la, saberá o que é necessário fazer para que seu negócio não seja afetado. Por isso, leia e fique por dentro!

Monitore os conteúdos que mencionam a sua empresa

A palavra-chave para gerenciar uma crise é “monitoramento”. Estar atento a tudo o que sai nas mídias e nos blogs sobre a empresa é imprescindível para avaliar se há correspondência entre o que se deseja transmitir e a leitura que os públicos fazem das ações de sua organização. E como isso pode ser feito? Através dos clippings. Mas, atualmente, não há mais a necessidade de se perder horas e horas lendo jornais e revistas impressos para averiguar se há alguma referência à sua empresa ou ao seu mercado. Hoje em dia, isso pode ser feito pela internet de uma maneira rápida e eficiente. O chamado “clipping online” dinamiza a atividade e reduz consideravelmente o custo da operação. E no mercado existem ótimas ferramentas para proporcionar esse benefício para sua organização. Conheça e aplique esta funcionalidade.

 

Tenha respostas rápidas

Com a internet, a replicação de notas falsas, boatos, denúncias e reclamações tomam uma proporção gigantesca. Os conteúdos são compartilhados massivamente, e quanto mais rápido for a ação de sua organização, menores serão os impactos da crise sobre os negócios. Por isso é tão importante conhecer a fundo tudo o que dizem sobre a empresa na qual você atua e sobre o mercado em que ela está inserida. Afinal, um problema de imagem pode iniciar-se com alguma notícia sobre o segmento, que em algum momento, irá refletir na percepção que as pessoas têm sobre a empresa. Por isso, tenha conhecimento sobre tudo aquilo que está ligado à área de atuação da organização para ter agilidade nas respostas!

 

Elabore um plano de gerenciamento de crise

Desenvolver um plano de contenção de crise é essencial para proteger uma marca, manter a integridade dos funcionários, agir segundo as normas e regulamentações da empresa e do Direito, e minimizar possíveis danos ao negócio. Com tal documento, é possível fazer um levantamento sobre os pontos que merecem atenção e podem vir a ser desdobrados em situações-problema. Ao criá-lo, é importante que todos os setores da empresa em questão estejam cientes e de acordo para que possam ter uma fala única.

 

Seja responsável ao responder a uma crise

Você não conseguirá nenhum resultado satisfatório ao responder a uma crise se mentir, fazer falsas promessas ou agir de maneira impulsiva, entrando em discussões com nervosismo e pouco embasamento. É preciso ter muita responsabilidade e cuidado em relação às declarações feitas para que o problema não tome dimensões ainda maiores. Como dito anteriormente, é preciso agilidade; mas, antes disso, é necessário estar preparado, tanto emocionalmente quanto teoricamente.

Ao seguir nossas 4 dicas para gerenciar uma crise de imagem corporativa, você estará preparado para enfrentar, com maestria, essas situações que não são fáceis, porém, podem ser contornadas.

 E se tiver alguma dúvida ou quiser fazer um comentário, envie-nos uma mensagem por meio da caixa de diálogo abaixo!

 

Conteúdo publicado via Publicaí

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