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Blog sem estresse – como criar conteúdo de qualidade

Blog sem estresse – como criar conteúdo de qualidade

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Dentre tantos imediatismos efêmeros que a internet nos propõe, há ainda os oásis perenes de informação. Mais completo e menos volátil que os comuns posts de Twitter, Instagram e Facebook, são os Blogs. Além de poderem oferecer uma informação mais completa sobre um determinado assunto, os posts mantêm-se disponíveis por muito tempo (sem depender do fluxo voraz de uma timeline, por exemplo), e ao se tornar uma publicação bem visitada, melhora automaticamente o seu posicionamento nas buscas da internet. Ok, já sabemos que ter um blog pode ser algo muito bom. Mas não tenho condições de investir nisso sozinho. O que posso fazer por mim?

Uma forma simples de abreviar resoluções de problemas seria contratar uma empresa especializada em conteúdo. No entanto, além de se correr o risco de ter de lidar com um material sem personalidade, esta alternativa nem sempre é cogitada em se tratando de empresas pequenas e sem capital para tal investimento. Nestes casos, faz bem colocar a mão na massa e produzir o seu próprio conteúdo.

Como começar?

Crie uma persona, um personagem que se espelhe ao seu público. A ideia é identificar seus leitores e se posicionar como uma fonte de informações para este. Do que precisam e o que querem ter este público? O que será do interesse deles?

Em seguida, anote suas ideias e temas a serem tratados. Nunca subestime sua mais tímida sugestão pois mesmo parecendo banais, estas ideias podem se tornar gancho para grandes temas. Ideias muito gerais podem ser destrinchadas ou redimensionadas, fazendo do seu  caderninho de anotações uma terra fértil de linhas para o seu blog. Para se festilizar, não economize cliques. Vá atrás de veículos que produzam conteúdo de interesse, pesquise sobre os assunto pertinentes e na hora de escrever, explique ao leitor do seu jeito, com o estilo do seu blog. Cultive personalidade.

Perceba quais assuntos estão sendo tratados. Uma boa dica é ficar atento a comentários e compartilhamentos nas redes sociais. Este é um indicativo quente sobre os assuntos em vigor. Se eles somarem aos assuntos do seu blog, é só pôr a mão na massa.  E se precisar, não se acanhe em promover uma enquete ao seu leitor ou perguntar claramente sobre o que gostaria de saber mais.

Crie um calendário de distribuição de conteúdo. Pondere sobre datas que possam ser usadas como isca para algum tema específico e torne este calendário a base para criar um ciclo de postagens. É importante que a frequência de posts seja garantida e em consonância com a demanda de conteúdo/produção da empresa. Um post semanal é o mínimo a ser feito para garantir a sobrevivência de um blog.

Hora de escrever

Para escrever, procure se fixar a uma linha editorial própria. Escreva de maneira simples e polida, sem descuidar de forma alguma do bom português. Para deixar tudo homogeneizado e sem dúvidas, preocupe-se em adotar um manual de redação e estilística. Planeje a variedade do assunto e promova a união entre a equipe de sua empresa convidando colegas de outros setores. Cada profissional pode falar com propriedade de uma área que tenha dominância. Converse com os possíveis colaboradores e ponha em prática um calendário variado de postagens diversificadas – o que é muito válido pois além de ampliar o leque de temas abordado em seu veículo, vai ampliar também o quadro de autores do blog.

E quando a maré não tá pra peixe?

Todo mundo está sujeito a passar por uma crise criativa e se ver em uma maré baixa de ideias. Se isso acontecer, não é preciso entrar em desespero. Há realmente momentos em que não há assunto latejante a ser tratado. Nesta hora parta para o post-curinga – post atemporal e que tenha utilidade. Você pode falar sobre algum fato histórico, como um esclarecimento e reflexão sobre o dia do jornalista. Pode apresentar tutoriais sobre novas ferramentas, listas e rankings de produtos ou serviços que sejam de interesse ou do tema abordado pelo blog e seus leitores. Publique uma boa entrevista, utilize-se de um meme atual e contextualize de forma inteligente ao seu tema. Enfim, aventure-se a oferecer conteúdo e utilidades ao seu leitor. Criatividade e inteligência são armas fortes contra a falta de assunto.

 

Comentários? Opiniões? Fale conosco no espaço abaixo.

 

 

Conteúdo publicado via Publicaí

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