Pular para o conteúdo
Como usar o Business Intelligence na minha empresa

Como usar o Business Intelligence na minha empresa

Compartilhe

Não há sombra de dúvidas que os avanços da tecnologia têm auxiliado as mais diversas empresas de diversas formas diferentes.

A automatização e facilitação de diversos processos, desde a área de marketing a contabilidade, tem diminuído o tempo de gastos da empresa em certas tarefas e permitindo uma ampliação do foco de seu trabalho.

Esse processo de automatização e informatização dos dados auxilia também na aquisição e análise de dados para transformar toda informação adquirida em material relevante para empresas, ajudando na tomada de decisões.

Esse processo de monitoramento de informações, aquisição e análise de dados por meio da tecnologia é chamado de Business Intelligence.

O que engloba e quais são as funções do Business Intelligence

Empresas têm diversos usos diferentes para a Business Intelligence. Por exemplo, com a análise dos próprios dados, isso permite a empresa identificar tendências surgindo, ou problemas no sistema de marketing que passaram despercebidos em outros casos.

Além disso, com a utilização da rápida coleta de dados de uma empresa rival, é possível analisar a concorrência antes de tomar cruciais decisões que podem afetar todo o seu meio comercial

O aumento da efetividade e velocidade das decisões a serem tomadas é somente um dos benefícios de se utilizar o Business Intelligence. Utilizando esse meio de forma correta, você poderá adquirir uma imensa vantagem sobre a sua concorrência.

Analisando meticulosamente os dados coletados, você pode por exemplo alterar o preço dos seus produtos e serviços, ou até possíveis áreas de expansão ou investimento em larga escala.

De qualquer forma, se pode tirar a maior efetividade do Business Intelligence quando se combina a informação adquirida internamente na empresa com as informações retiradas do mercado em que ela atua.

Importante passos para a implementação do Business Intelligence

Consiga todas as informações necessárias para se fazer a análise no menor tempo possível. A diferença de uma semana entre uma informação e outra pode resultar em catástrofes na tomada de decisão, por discrepâncias na informação.

Basicamente, adquirindo todos os dados no decorrer da mesma semana, permite que os cálculos e análises sejam extremamente mais precisos. Ainda é necessário a revisão dos dados adquiridos para garantir que estejam corretos e não seja necessário refazer tudo.

Delimite bem a necessidade e o alvo de cada setor de uma empresa. Um setor já naturalmente influencia o trabalho dos outros, principalmente quando se está implementando um sistema que se adquire dados por ela toda.

Delimitando as funções, os funcionários serão mais produtivos por sentirem que conseguem enxergar o progresso e resultado dos trabalhos deles. Isso também evita a rivalidade e falta de comunicação entre os setores, que é um grande problema na geração de dados e relatórios.

Não usar Business Intelligence é perda de tempo e dinheiro

Diversas empresas já estão se adaptando para o Business Intelligence, e elas não estão mais trabalhando às cegas. Não usar esse sistema inovador faz com que seus investimentos sejam feitos sem uma base de dados concreta.

Use esse sistema para adquirir segurança a cada passo e investimento dado por sua empresa. Não só armazene informações, utilize tudo que tem em prol de sua empresa.

Você se interessou pelo o assunto e gostaria de saber mais? Veja esse outro post

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!