Pular para o conteúdo
5 dicas para aproveitar muito bem datas comemorativas

5 dicas para aproveitar muito bem datas comemorativas

Compartilhe

Feriados, datas especiais e comemorativas sempre chamam atenção. E de uma forma ou de outra, afetam a maioria – seja gozando das tais datas ou fazendo uso delas em favor dos negócios. Sabendo disso, é importante ter em mente que tanto no comércio ou na prestação de serviços, é possível aproveitar as datas sob o positivo risco de aumentar a visibilidade à sua marca ou o incrementar os lucros.

Tradicionalmente as datas que mais atraem consumidores são o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, e no topo da lista, o Natal. No comércio, o avanço na economia dentro do espectro destas datas é evidente.  Porém, as datas não devem ser ignoradas pelos outros segmentos de negócios. Datas comemorativas também podem aproximar a empresa aos clientes, parceiros e colabores, e consequentemente reforçar a penetração de sua marca.

O importante é: quanto mais divulgação for realizada aproveitando o impulso das datas, melhor. Seja por meio das mídias sociais, investindo em links patrocinados ou através de e-mail marketing. Neste texto você vai encontrar dicas para se beneficiar integralmente das principais datas do nosso calendário.

 

Enlace o calendário ao trabalho do social media

Não apenas as datas que representam vendas, todas as datas podem ser utilizadas na aproximação com o seu público. Invista em postagens simpáticas – e por que não? – em pequenas ações promocionais relativas aos dias significativos junto ao ramo do seu negócio. Exemplo: Dia Internacional do Café (18 de abril), ótima oportunidade para passar um mês inteiro celebrando o cafezinho com promoções em sua lanchonete ou café gourmet.

Até mesmo quando a data não é totalmente relacionada ao ramo da empresa, dá para se tirar proveito. Que tal no Dia da Árvore um posto de gasolina distribuir mudas de árvores aos motoristas que abastecem em seu estabelecimento? Estas ações alavancam a simpatia dos clientes e aspirantes a clientes junto à empresa.

Prepare o terreno

Deixe indícios sobre seus planos. Semanas antes da data a ser explorada, incorpore elementos referentes a ela junto às plataformas de comunicação da sua empresa. Inicie postagens que preparem o ânimo de seu público para atmosfera desta data. Agilize uma eventual troca de cores em sua loja, site ou fanpage. Introduza um novo símbolo, logo ou arte comemorativa que esteja em conexão com a data. Nessa hora vale até investir em hotsites, caso esta manobra se encaixe às ações da empresa.

Promova a aproximação

Envolver as atividades da empresa com as datas pode fortalecer os laços com o público e aproximar futuros clientes pois trata-se de um ótimo catalisador para um bom marketing de conteúdo. Neste viés, ofereça diferenciais criativos ao seu público. Crie tutoriais (de como fazer maquiagem fantasmagórica, no caso de halloween), forneça curiosidades sobre aquele dia, dê dicas de livros, filmes, comidas e passeios que se refiram à data. Crie conteúdo e fortaleça o seu nome e sua imagem.

Prometa e cumpra

Se a sua intenção é alavancar lucros a partir das datas, ocupe-se em criar atrativos econômicos ao seu público. Prometa (e cumpra) descontos, promoções, entrega de brindes, descontos progressivos e vantagens a partir de parcerias. Use a criatividade e a inteligência e seja honesto.

 

Invista no monitoramento para reconhecer o terreno

Investigue o seu público, os hábitos, pontos de vista, horários de atuação e preferência através do clipping. Busque no clipping palavras-chave que se refiram também à concorrência e investigue como estão procedendo. Usando o monitoramento podemos ver como a concorrência manifesta interesse em agir em determinada data e ainda que tipo de abordagem pretende usar. Feito isso, antecipe-se, dê o passo à frente e formule suas diretrizes. Com o monitoramento você colhe o material necessário para desenvolver sua empresa mediante datas comemorativas seja no mercado ou investindo no marketing de conteúdo. Abrace as datas sem medo e acolha os bons resultados para a sua empresa

Realize o seu monitoramento com o Klipbox e fique de olho nas oportunidades a serem exploradas. O klipbox realiza buscas em mais de 30 mil fontes e reúne o resultado de forma objetiva, sem perda de tempo. Além disso, o Klipbox conta com a valiosa ajuda do Dashboard, ferramenta que mensura, em tempo real, o termo pesquisado, contabilizando menções e compartilhamentos em redes sociais. A busca do Dashboard traduz o resultado da pesquisa em gráficos orgânicos e atuais com precisão e imediatismo.

Não perca tempo. Na hora de se preparar para datas especiais, conte com a ajuda do Klipbox não apenas na hora de investigar o seu desempenho – Invista no monitoramento e descubra mais sobre seu público, concorrentes e como alcançar os melhores resultados.

Acesse http://www.klipbox.com.br/

Gostou das dicas? Tem algum comentário a acrescentar? Comunique-se conosco através do campo abaixo.

 

 

 

 

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!