Pular para o conteúdo
Periscope – uma nova arma para o Marketing

Periscope – uma nova arma para o Marketing

Compartilhe

Periscope – uma nova arma para o Marketing

Você já deve ter ouvido falar em Periscope, não é? Já o utiliza? Se não, é bom pensar em usar.

O Periscope é um aplicativo associado ao Twitter rodado em aparelhos móbiles com sistema IOS e Android – valendo mencionar que também pode ser parcialmente usado por usuários de PC convencionais e não é necessário ter conta no twitter, apesar de recomendável. Com o Periscope você pode realizar transmissões ao vivo do que quiser, e assim mostrar para o mundo, ou um seleto grupo, o que você está vivenciando naquele momento. Parece simples, parece uma ideia velha, mas é inovadora.

Este aplicativo gratuito realiza as filmagens/transmissões sempre a partir de um smartphone, com duração de streaming ilimitada – ao contrário do Snapchat, outro aplicativo com função semelhante mas que permite vídeos de apenas 15 segundos – e a sessão de transmissão fica gravada e acessível por 24 horas.  Parece efêmero, porém este serviço vem atraindo um grupo crucial de usuários, chegado, atualmente, a mais de 10 milhões em todo o mundo.

Ao se logar no Periscope, o usuário, ou Scoper como são apelidados, vão automaticamente receber notificações de transmissões dos usuários que seguem. Caso queiram ir além, podem procurar no mapa quem esteja transmitindo conteúdo. Seja perto de você ou em outro continente. A fácil acessibilidade ao que se transmite em todo o mundo, através desta ferramenta, é um dos atrativos do aplicativo, que ainda disponibiliza chat entre expectadores e o emissor do vídeo.

Como usar o Periscope a favor da sua estratégia de Marketing?

O grande trunfo do Periscope é o poder de interatividade com a sua audiência. As pessoas comentam, conversam e trocam informações a cerca do serviço, produto ou personalidade em exibição. Traduzindo, trata-se de uma grande sessão de branding, onde os consumidores percebem a verdadeira imagem dos produtos ou organizações às quais tem curiosidade ou apreço.

Ta achando interessante? Quer experimentar? Vamos então às dicas de como fazer um perfil atraente e conquistar uma excelente experiência no Periscope:

  • – Assim como todo perfil institucional respeitável, mantenha informações verídicas e diretas sobre a marca ou empresa ali representada. Caso se trate de uma persona oficial, deixe também isto bem claro .
  • – Preocupe-se em nomear suas transmissões com títulos interessantes. Mas lembre-se: Chamativo não significa Apelativo, ok? Se o nome de sua sessão de transmissão fugir ao conteúdo transmitido, isso vai pegar mal.
  • -Ative a opção de localização antes de iniciar sua transmissão. Isso vai te deixar visível aos olhos da “Periscofera”, e consequentemente poderá atrair a atenção de um novo público.
  • – Deixe sua conta do Periscope associada ao Twitter. Assim, ao anunciar uma transmissão em sua timeline, você poderá receber mais visualizações ainda, já que os seus seguidores do microblog podem assistir sua transmissão mesmo sem ser um usuário do Periscope.
  • – Procure seguir usuários que somem a sua área de atuação. Consumidores, formadores de opinião, jornalistas e até concorrentes. O próprio aplicativo sugere usuários para serem seguidos de acordo com o seu perfil. Vale a pena cogitar.
  • – Seja simpático e conduza o assunto tratado com maestria. O importante é o transmissor se entender como uma fonte de informações fidedignas. Domine o assunto a ser tratado.

Nota importante: Os coraçõezinhos que surgem durante a transmissão funcionam como um “like”, e servem para medir a sua popularidade e consequentemente para ranquear o seu perfil dentro da plataforma do aplicativo. Quanto mais corações espontâneos, mais visibilidade ao usuário que os recebe.

Ainda sem ideias de como o Periscope pode ajudar na sua estratégia de Marketing?

Entrevistas relevantes, transmissões de eventos, lançamentos de novos produtos, bastidores… Tudo pode servir para aproximar público e marca. Esta interação dá possibilidade à criação de sentimento. A empatia serve como chave, isca, gatilhos mentais. Tudo para alavancar a sua atuação e angariar novos consumidores.

A marca de roupas pode promover uma transmissão onde um especialista dá dicas de estilo e moda voltados a uma época do ano ou evento, por exemplo. A escritora pode promover um bate-papo sobre o seu mais recente lançamento. A banda pode transmitir um ensaio geral e por ai vai. São muitas as possibilidades e todas são excelentes oportunidades para estreitar laços.

Além de tudo isso, é uma vantagem estar atento e conectado às novidades, sejam elas comunicacionais ou tecnológicas. Participar de novos meios de interação social vai sempre te deixar à frente, na vanguarda da atuação com o seu público. E acredite: As consequências são positivas.

Algumas personalidades e marcas que já estão investindo no Periscope: Luciano Huck, Marcelo Tas, Red Bull e Adidas.

O que acha do Periscope? Já utiliza? Como tem sido sua experiência? Divida suas impressões conosco no espaço abaixo.

Você também pode conferir no Klipblog:

Aplicativos de notícias: conheça os 6 melhores

Melhores Ferramentas para o novo jornalismo

O clipping como ferramenta de endomarketing

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Tecnologia

PMEs lideram investimentos em tecnologia

Investir em tecnologia é uma exclusividade das grandes empresas? Uma pesquisa da Cortex, plataforma de inteligência de dados voltada para vendas, mostra que não. Segundo

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!