Pular para o conteúdo
5 motivos para utilizar técnicas de SEO em seus releases

5 motivos para utilizar técnicas de SEO em seus releases

Compartilhe

Nada melhor do que fazer uma busca no Google e encontrar no topo da lista uma referência ao seu cliente, não é mesmo? Seja um release, site, blog ou rede social, esse posicionamento aumenta o fluxo de cliques e visitas nas mídias virtuais do cliente. Afinal de contas, são raras as pessoas que, ao fazer uma busca no Google, por exemplo, vão além da terceira página.

A maioria das pessoas concentra a pesquisa nos links que aparecem em primeiro lugar. O bom posicionamento nos sites de busca estão relacionados às técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

O que são técnicas de SEO?

As técnicas de SEO nada mais são do que estratégias para deixar o conteúdo do cliente no topo das listas de mecanismos de busca. Ou seja, são técnicas que ajudam a deixar o site, rede social ou release, relacionados ao cliente, mais relevante e com mais visibilidade. Isso se dá, principalmente, por meio da utilização de palavras-chave estratégicas.

Escolher bem as palavras-chave é importante para alcançar bons resultados de SEO. Para isso, é preciso conhecer bem quais palavras os usuários costumam utilizar para pesquisar determinado assunto. E aí entra o Google Adwords, para te ajudar a definir as melhores palavras-chave para cada assunto.

Técnicas de SEO e os releases

Os releases ainda são uma das principais ferramentas de trabalho de uma assessoria de imprensa. E vê-los sendo amplamente divulgados é uma das melhores sensações para os assessores de imprensa, não é mesmo? As técnicas de SEO podem ajudar nessa ampla visibilidade.

Mas escrever um release para a mídia impressa é totalmente diferente do que para as mídias digitais. As mídias sociais devem ser aliadas das assessorias, e não o contrário. A web tem especificidades que devem ser levadas em conta. Por isso, é necessário conhecer bem a dinâmica da internet. Um site, por exemplo, não vai querer publicar um release que já foi publicado por vários outros. Além disso, um mesmo conteúdo replicado em diversos sites pode ser considerado de baixa qualidade pelos algoritmos do Google.

Uma dica importante é sempre divulgar um conteúdo diversificado, ainda que o assunto principal seja o mesmo. Um mesmo assunto pode ter desdobramentos diversos e gerar novas discussões. Um release deve ser divulgado, no mínimo, em quatro versões diferentes para não ser repetitivo.

Por que utilizar técnicas de SEO em releases?

As técnicas de otimização são fundamentais para a divulgação de releases. Se você ainda não se convenceu disso, vamos te dar mais cinco motivos para utilizar técnicas de SEO.

1) Maior alcance

Quando as técnicas de SEO são utilizadas, as chances de o release chegar a mais usuários da internet é muito maior. As palavras-chave certas estão diretamente ligadas ao alcance do texto na web.

2) Topo das buscas

As técnicas de SEO farão com que os releases sejam os primeiros no topo dos mecanismos de buscas. Isso faz com que o conteúdo do cliente apareça entre os primeiros, quando o usuário buscar um assunto relacionado, o que aumenta as chances de cliques.

3) Maior credibilidade e relevância

Quando a assessoria de imprensa consegue otimizar o conteúdo por meio das técnicas de SEO, passa a ocupar o topo do ranking de buscas. Isso significa, além de maior visibilidade, que o conteúdo é mais relevante do que os outros que vêm abaixo.

4) Maiores chances de ter backlinks

Os backlinks são links que direcionam para determinado site ou conteúdo. Um release que ganhou visibilidade a partir das técnicas de otimização tem mais chances de ser referenciado por outros sites, por exemplo, por diferentes sites de notícias.

5) Conteúdo alinhado

Um planejamento estratégico de SEO permite um alinhamento do conteúdo divulgado em diferentes sites. Os conteúdos, inclusive, podem fazer referências uns aos outros, aumentando a possibilidade de circulação e visibilidade.

Não há dúvidas de que as técnicas de SEO podem contribuir, e muito, para o trabalho de uma assessoria de imprensa. É preciso que o assessor se atualize sempre sobre as novidades dos meios digitais para otimizar seu trabalho.

Se você tem mais dúvidas sobre como utilizar técnicas de SEO no seu release, deixe-nos um comentário. Aproveite também para compartilhar suas experiências conosco!

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Tecnologia

PMEs lideram investimentos em tecnologia

Investir em tecnologia é uma exclusividade das grandes empresas? Uma pesquisa da Cortex, plataforma de inteligência de dados voltada para vendas, mostra que não. Segundo

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!