Pular para o conteúdo
7 Dicas para aproveitar a festinha da empresa e fazer Networking

7 Dicas para aproveitar a festinha da empresa e fazer Networking

Compartilhe

Amigo secreto, vaquinha, almoço corporativo, churrasco na empresa…. Seja qual for a alternativa, é quase impossível terminar o ano e conseguir escapar da confraternização de fim de ano do trabalho. Há os que gostam bastante, há também os que não fazem questão alguma de participar. Seja qual for o seu lado, é sempre bom ajustar as situações ao seu favor. Desta forma, acompanhe nossas dicas de como aproveitar positivamente a confraternização de fim de ano, e ainda de como fazer seu networking de forma elegante e proveitosa.

1 – Compareça

Mostre que se importa com a empresa, que está comprometido com ela e que é um funcionário participativo. Quem se esquiva da confraternização, corre o risco de ser tachado como alguém que não se envolve o suficiente com o trabalho ou que não tem interesse pela sua organização.

2 – Evite a “passadinha rápida”

A passadinha rápida não vai atenuar a má impressão que será deixada. A passadinha é nada menos que a confirmação de estar apenas cumprindo com uma obrigação. Esse tipo de comparecimento pode ser encarado como uma desfeita aos chefes e a empresa que gastaram tempo e dinheiro tentando proporcionar momentos de lazer em equipe. Caso não tenha outra solução, aproveite a passadinha para cumprimentar seus gestores e colegas, agradecendo e explicando a curta permanência no evento.

3 – Não seja demais. Seja você mesmo.

A confraternização da empresa é um excelente momento para realizar seu networking. Mas não confunda as coisas e queira aparecer e ser notado por seus superiores de qualquer jeito. Não se sirva da comida como se fosse um náufrago faminto, não beba em demasia e pense bem antes de contar piadinhas sobre pessoas do trabalho. Lembre-se: muitos ali ainda não te conhecem e estão recebendo as primeiras informações pessoais e profissionais naquele momento. “Enfiar o pé na jaca” na festa da empresa é na verdade “dar um tiro no pé. ”. Sem falar que no dia seguinte você irá trabalhar e vai encontrar a todos novamente.

4 – Haja com independência e leveza

Já que estamos falando de ampliar a rede de contatos profissionais e oportunidades, é fundamental conversar e conhecer outras pessoas da empresa. Circule entre as pessoas, não se atenha apenas ao seu círculo de amizades. Seja simpático, demonstre estar contente e seguro em estar ali.

5 – Saiba se aproximar das pessoas

Lidar com pessoas é sempre um exercício delicado pois envolve diversos fatores como a personalidade de cada um, e sua disposição em querer interagir. Para tanto, é bom facilitar as coisas. Não toque nas pessoas enquanto conversa com elas, principalmente se não houver intimidade. Seja simpático, atento e disposto a ouvi-las. Não se apresse em falar de si e guarde o seu cartãozinho para uma outra hora. A festa da empresa não é o momento de descrever seu currículo, mas sim de se fazer notar como pessoa. Converse sobre assuntos diversos e leves como férias, programações culturais interessantes ou outra coisa atrativa. Evite falar sobre trabalho – a não ser que a outra pessoa puxe este assunto – e jamais fale mal da empresa ou de colegas.

6 – Aperto de mãos e olho no olho

Aproveite a ocasião da confraternização e se apresente às pessoas com as quais você interage (por e-mail ou telefone) mas que não conhece pessoalmente. A confraternização de fim de ano é a oportunidade perfeita para este propósito. Seja cordial, simpático e se mostre satisfeito em travar este contato.

7 – Descontração não é intimidade

E networking não é paquera. Se faça ser notado mas transpareça suas intenções profissionais. Para ajudar neste propósito, se vista adequadamente e mantenha uma postura polida. A confraternização da empresa é na verdade uma extensão do seu trabalho, portanto não abuse de roupas sensuais – indicação para homens e mulheres. O ideal é manter a postura e limites da vestimenta de trabalho, sem muitos decotes ou roupas muito justas ou curtas, e com apenas um botão da camisa aberto.

Aproveite a festa!

Aproveite a festa, converse, ria, sorria, dance, cante, beba, coma e confraternize. Mas não exagere, não queira ser “o assunto da festa”. Seja sim o exemplo dela e aproveite os bons

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Tecnologia

PMEs lideram investimentos em tecnologia

Investir em tecnologia é uma exclusividade das grandes empresas? Uma pesquisa da Cortex, plataforma de inteligência de dados voltada para vendas, mostra que não. Segundo

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!