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Fim de ano e marketing de relacionamento, uma parceria promissora!

Fim de ano e marketing de relacionamento, uma parceria promissora!

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Como aproveitar o fim de ano para ações de marketing de relacionamento, descubra agora.

Fim de ano é o momento praxe onde pensamentos e atitudes de valor humanitário e fraternal se manifestam. Não apenas nos círculos familiares como também nos círculos sociais e de trabalho. Este tipo de interatividade é bastante positiva pois aproxima pessoas e reacende bons conceitos. Pegando carona nas ideias propagadas a todo fim de ano, que tal permear aos seus negócios as estratégias do marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento serve para fortificar laços e interações entre clientes e empresas. Através de planos de ações e investimentos, a empresa promove um nível de relação com o cliente que inclui o seu reconhecimento e valorização, promovendo uma cumplicidade por meio de benefícios. Esta relação pode produzir não apenas uma lista renovada de consumidores, mas também o surgimento de “fãs” daquela marca ou serviço. E fãs, diferente do simples consumidor, defendem e propagam a marca da melhor maneira possível; por meio da convicção e satisfação.

O que pode ser feito no marketing de relacionamento

Primeiramente, é muito importante que a empresa entenda que o marketing de relacionamento não implanta resultados repentinos. Trata-se de uma conquista gradativa, que demonstra os resultados a médio e longo prazo. Sabendo disso, aproveite a época de fim de ano para iniciar um belo trabalho junto ao seu cliente. Vá até ele, envie votos de boas festas, parabenize pelo aniversário, faça pesquisas de opinião, proponha descontos exclusivos, convide e encoraje-o a uma aproximação. Uma boa dica é criar um clube de promoções e vantagens a partir do uso de cartões de crédito em compras com a empresa, ou mesmo a boa e velha carteirinha de pontos, onde a cada consumo, um ponto seja anotado com a finalidade de obter um número “x” e assim resgatar prêmios.
Mas não esqueça: o importante é esclarecer que a proposta que ali se inicia não é apenas um comércio, mas uma relação de confiança.

União e agregamento

Para empregar uma boa campanha de relacionamento, é muito importante que haja unidade nos interesses. Ações de marketing de relacionamento necessitam ser convincentes e verdadeiras. Para tanto, envolva todos os funcionários fazendo-os participar da concepção de que a empresa a qual colaboram é a melhor e/ou a que dá mais vantagens e quem mais valoriza o cliente. Funcionários em posição convincente propagam um atendimento cativante e entregam ao consumidor final a chave para se tornarem fiéis.

Reconheça os clientes dourados

Uma boa direção a ser tomada dentro de um planejamento de marketing de relacionamento é reconhecer os clientes de peso. Aqueles que geram grandes receitas e que são influenciadores. Proponha um contato próximo e no fim do ano experimente enviar mensagens e lembranças. Este tipo de atitude pode funcionar como um catalisador da promoção gratuita da sua marca ou empresa, e naturalmente irá atingir a outros consumidores a partir da boa impressão causada, aliada a uma experiência gratificante e personalizada.

Clientes, fãs, lealdade e fidelidade

Um cliente é um consumidor e merece todo o respeito. O cliente que é assíduo, que defende, indica e propaga a sua satisfação com aquela marca, é um fã. E fãs tem peso diferente na definição de trajetória de uma empresa. Algumas empresas não têm apenas clientes, mas sim fãs que vestem a camisa – literalmente – e até põem adesivos de suas marcas preferidas no carro, pois sentem orgulho da qualidade do que consomem. Basta se lembrar dos Apple fans, e da grife da Coca-cola.
Dentro da definição de clientes e fãs, chega-se também aos patamares da fidelidade e lealdade. Fidelizar um cliente é conquistá-lo e fazê-lo retornar diversas vezes através de vantagens. Torna-lo leal é fazer ele desistir de experimentar qualquer outra coisa que não seja aquela marca. Uma comunhão não sacramentada entre consumidor e empresa, que tem como elo o alto nível de satisfação e identificação com a reputação daquela marca.

Não esqueça o monitoramento

Mais uma vez batemos na tecla: um bom monitoramento é uma das chaves para o sucesso. A aproximação pertinente ao marketing de relacionamento é diretamente ligada a uma boa coordenação de imagem dentro também das redes sociais. Muito provavelmente o seu cliente usufrui ativamente de alguma rede social. E é lá que você terá condições de colher material importante sobre seus gostos e propósitos. Vale a pena investir no monitoramento não apenas para tomar nota dos passos da concorrência, mas também para entender o seu mercado e investir em um marketing de relacionamento construtivo.

O que acha de este ano investir no marketing de relacionamento? Tem dúvidas? Experiências? Conte para a gente no espaço abaixo!

Conteúdo publicado via Publicaí

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