Escrever releases é uma das principais atividades do assessor de imprensa, no entanto até mesmo os profissionais de comunicação estão sujeitos a erros que atrapalham a comunicação entre o receptor e emissor.
Às vezes, nos esquecemos de alguns elementos básicos, mas que são muito importantes na construção de uma estratégia ou release e vale a pena relembrar esses detalhes para termos textos e campanhas cada vez melhores.
Veja aqui os 04 erros mais frequentes em releases e fique atento para fugir de todos eles.
Não pensar na construção textual dos releases
Construir um texto implica em dedicação e paciência para lapidar as palavras. Fuja de termos muito rebuscados ou muito técnicos, tenha em mente que o seu leitor pode não ter conhecimento prévio sobre o assunto.
Fique atento ao português! Evite gírias, jargões e erros gramaticais.
Se o jornalista que receber seu release, por exemplo, não compreender o que você quis dizer, saiba que o seu endereço de e-mail será enviado para a lixeira, pois ele não se dará ao trabalho de traduzir o que está escrito.
Mas, não se esqueça do elemento surpresa, jornalistas são curiosos natos então desperte essa curiosidade a seu favor, faça com que ele se interesse por seus releases.
Nada é mais desagradável do que ler um texto que não diz nada. Palavras soltas e sem profundidade cansam o leitor e podem causar o efeito contrário do esperado, distanciando o público da empresa.
Tente escrever menos, um bom release não é medido pelo seu tamanho e sim pela qualidade das informações e mergulhe de cabeça no tema sobre o qual pretende escrever, estude! Quanto maior o domínio sobre o assunto, melhor será o seu texto.
Como montar pautas originais para os meus release?
Falta de planejamento
Tenha um foco e não saia dele!
Não adianta sair “atirando para todos os lados” e enviar e-mail para todos os seus contatos. Defina e conheça o público que tem ou pode ter interesse no negócio proposto e considere o seu produto relevante e trabalhe apenas com ele.
Veja se a marca dialoga com o veículo que você pretende publicar e estude se a mídia é a mais adequada para o resultado que você espera.
É importante ter uma forma de avaliação de sua ação para que você possa saber quais aspectos podem ser melhorados da próxima vez.
Quero aprender como planejar melhor!
Não adotar uma postura profissional
Um comunicador precisa saber se comunicar.
Por mais óbvia que essa declaração acima possa parecer, ela está cheia de verdades e muitas vezes é deixada de lado.
Saiba tratar bem seus colegas de trabalho e de profissão, pois cultivar bons contatos é fundamental para se ter sucesso nessa área. Atitudes como arrogância, falta de organização, mau-humor, comunicação excessiva ou falta de comunicação podem ser negativas ao profissional de assessoria.
Não utilizar a tecnologia a seu favor
A evolução tecnológica é uma aliada a comunicação e devemos utilizá-la para otimizar os trabalhos, mas como?
A ferramenta de SEO (Search Engine Optmization), visa melhorar o posicionamento de um página ou site nos resultados de uma busca realizada pela internet. Isso é possível graças às palavras-chaves que você utiliza em seu texto.
Mantenha seu e-mail organizado para visualizar respostas com maior agilidade e tenha todos os seus contatos sempre à mão, pois eles serão fundamentais para você fazer o follow-up após um contato.
Quero saber mais sobre release:
Como obter backlinks para meu site com releases?
O que é article spinning e como usar no meu release?
Como checar se meu release está otimizado para SEO?
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