Pular para o conteúdo
Marketing de Conteúdo e Marketing para Redes Sociais é a mesma Coisa?

Marketing de Conteúdo e Marketing para Redes Sociais é a mesma Coisa?

Compartilhe

 

 

Século XXI, tecnologias a todo o vapor; o futuro é agora! Trabalhar com a internet tornou-se corriqueiro, além de prático e eficiente. Dentro dos campos da comunicação e do marketing, brilham os ramos da criação e distribuição de conteúdo. As redes sociais tomam conta das relações pessoais e comerciais e o trabalho que envolve tais vertentes desperta interesse e curiosidade. É neste momento que surge a pergunta: Marketing de conteúdo e o marketing para mídias sociais são a mesma coisa?

O Marketing de Conteúdo está claramente inserido nas redes sociais e é nestas redes socias que se desenrolam as mídias. Nessa história toda, ah os pontos de união e intersecção, mas há também suas distinções. A mídia social é claramente centralizada nas redes, criando, para cada uma delas, o material adequado e preciso. Já no marketing de conteúdo, trabalha-se com plataformas mais distintas como sites, blogs ou hotsites. Será destas plataformas que o conteúdo sairá para distribuição. Trocando em miúdos, a rede social trará uma postagem com a abordagem e linguagem adequadas, e contará com uma URL. É dever do marketing de conteúdo preencher esta URL com que lhe cabe, o conteúdo. E é dever do marketing para midias sociais encaixar este conteúdo e realizar a distribuição direta.

Textos mais longos e informativos, vídeos, ensaios fotográficos, podcasts…. Todas essas alternativas são boas opções de uso do espaço no marketing de conteúdo junto a websites e blogs. O material produzido segue uma linha editorial e será adaptado para as outras linhas de comunicação a posteriori. Já no marketing para midias sociais, toda a movimentação será orientada a partir do indivíduo que vai ser atingido pela mensagem e que deverá assimilar seu conteúdo.

Outra importante característica do marketing de mídias sociais é a sua aproximação com o público. As redes sociais são uma porta aberta ao diálogo e esta interação também está contida no trabalho ali desenvolvido. Funcionam como captadoras de opinião, coletam o índice de satisfação dos usuários e servem como um campo de recepções de dados e feedback. Não à toa surgem nestas plataformas os Call to action incentivando o compartilhamento de conteúdo e sua propagação orgânica.

 

E você, lida com qual das duas vertentes abordadas? Comente no espaço abaixo!

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Tecnologia

PMEs lideram investimentos em tecnologia

Investir em tecnologia é uma exclusividade das grandes empresas? Uma pesquisa da Cortex, plataforma de inteligência de dados voltada para vendas, mostra que não. Segundo

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!