Pular para o conteúdo
Como 14 categorias de Marketing serão impactadas pela IA em 2024

Como 14 categorias de Marketing serão impactadas pela IA em 2024

Compartilhe

05/02/2024 Brasil Mundo Marketing

Quando pensamos nas tendências que ditarão os esforços em Marketing no ano de 2024, é possível ver um retorno ao básico. Depois de viradas estratégicas em 2023, esse será um ano de adaptação. É a hora de revisitar os fundamentos da área para, além do crescimento acelerado, construir estratégias sustentáveis e adaptáveis às incertezas de 2024.

De Marketing de influência ao branding, de e-commerce a eventos, muitas são as possibilidades para atuar e se destacar este ano. Veja as tendências para cada categoria, de acordo com o Marketing Shots, estudo que reúne as previsões dos principais líderes de Marketing do Brasil.

Criação: Copy e Design – É o momento da eficiência por meio da Inteligência Artificial. Passado o momento de testes, a ferramenta virá para fazer parte da rotina das pessoas em criação, documentação e agilizar demandas da equipe.

Employer Branding e HR Marketing – Fique de olho na cultura de produto, engajada com a comunidade e que gera uma conexão genuína entre os pares. Foco no olhar humano sobre os processos.

Product Marketing – Ano de mais personalização e feedback, além da experimentação constante. É preciso entender que a relação cliente e empresa é uma relação e não uma transação. É menos sobre os projetos pontuais e mais sobre como PMMs podem contribuir de forma contínua.

Conteúdo – A IA focará em conteúdos de autoridade. Foco na relevância do conteúdo, na construção de comunidade e na mensagem usada para atrair as pessoas. É hora de pensar no SEO para algoritmos de IA.

Branding – Forte storytelling, uma vez que o consumidor quer o contexto de tudo. Para isso é necessário oferecer autenticidade nessa relação. É a busca pela originalidade das marcas, em que elas potencializa suas origens.

PR e Jornalismo – Profissionais que não usarem a IA ficarão para trás. Em assessoria, os KPIs mudam: analisa-se o veículo, tempo de tela, quão multicanal o resultado é e como o nome da empresa e executivo foi colocado. Será a época da valorização dos seniores, que possuem uma visão mais experiente do mercado.

Comunidade e influencers – A IA vai quebrar a barreira da língua, sendo utilizada para dublagem ou legenda. Também é o momento das redes sociais passarem a oferecer monetização para usuários, por meio de marketplaces – algo que o TikTok começou a fazer. Além disso, UGC deverá crescer bastante.

Mídia Paga e Growth – Será necessário fazer uma integração da tecnologia com os dados na indústria. Neste ano, as empresas precisam oferecer experiências mais seguras para que consigam aumentar o nível de confiança. Com isso, todas as áreas passarão a focar em Growth.

Eventos – Estamos na era do hibridismo e de oferecer experiências mesmo para quem não está no local. O impacto transformador da IA fomentará cada vez sensações e otimizar também o trabalho no backstage. Foco em ESG e Diversidade e Inclusão.

Outbound& Sales – Investir em letramento de dados é o que deve gerar mais retorno. A prioridade está nas novas tecnologias focadas em personalização.

CRM – Tecnologias conversacionais e IA darão a tônica de 2024 e as empresas que souberem adotar devidamente sairão na frente. Além disso, CX deixa de ser suporte e vira relacionamento e produto.

E-commerce e Varejo – As marcas estão buscando aumentar a receita para além do digital, diversificando suas fontes de receita. A integração com Retail Media será uma estratégia valiosa.

Ensino – Em um cenário que a mídia paga está se tornando mais cara, a geração de conteúdo de qualidade e branding se destacam para manter a relevância e o sucesso. a IA Generativa também é uma tendência em crescimento e que será buscada por profissionais.

ABM – O ABM está evoluindo para além de abordagens personalizadas para se tornar uma relação de ganha-ganha ao longo do ciclo de vida do cliente. É a hora da construção genuína de relacionamento.a

Para visualizar os comentários você deve habilitar o uso de scripts

Fonte: sitecontabil.com.br.

Publicado: 01/02/2024 às 13:11.

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Tecnologia

PMEs lideram investimentos em tecnologia

Investir em tecnologia é uma exclusividade das grandes empresas? Uma pesquisa da Cortex, plataforma de inteligência de dados voltada para vendas, mostra que não. Segundo

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!