Pular para o conteúdo
Mercado Único: Plataforma Dados e Anjos Contra Desperdício

Mercado Único: Plataforma Dados e Anjos Contra Desperdício

Compartilhe

Mercado Único e Investidores-Anjo Combatem Desperdício de Alimentos

O Mercado Único, uma inovadora startup, está na linha de frente da batalha contra o desperdício de alimentos, um desafio global que exige soluções urgentes e eficazes. Com uma missão clara de reduzir a perda de alimentos e bebidas, a empresa recentemente celebrou um marco significativo ao receber um aporte de R$ 2 milhões. Este investimento, liderado pela renomada aceleradora TechStars, não apenas destaca a confiança no potencial do Mercado Único mas também reforça o compromisso de todos os envolvidos na luta contra o desperdício alimentar.

Este aporte financeiro, parte de uma rodada pré-seed, contou com a participação de investidores-anjo e aceleradoras de renome, incluindo a brasileira Strive e diversas personalidades influentes do setor. A contribuição desses investidores não se limita ao aspecto financeiro; eles trazem consigo uma riqueza de conhecimento, experiência e redes de contato que serão fundamentais para o crescimento e a expansão do Mercado Único.

A plataforma desenvolvida pela startup é um exemplo claro de como a tecnologia pode ser aplicada para resolver problemas complexos e gerar impacto positivo. Ao conectar indústrias a compradores interessados em produtos próximos do vencimento ou com defeitos estéticos, o Mercado Único cria um ecossistema onde todos saem ganhando. Fornecedores conseguem recuperar parte do valor de produtos que, de outra forma, seriam descartados, enquanto compradores têm acesso a produtos de qualidade com descontos significativos.

O uso de dados e inteligência artificial pela plataforma não apenas otimiza o processo de match entre oferta e demanda mas também contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa associadas ao desperdício de alimentos. Este é um exemplo concreto de como a inovação tecnológica pode ser uma aliada na solução de problemas ambientais críticos.

A história dos fundadores do Mercado Único, Leonardo Mencarini e Lucas Rolim, é uma fonte de inspiração. A união de suas trajetórias e competências foi fundamental para a criação de uma startup com potencial para transformar a indústria de alimentos. Com o recente aporte e o apoio de investidores qualificados, o Mercado Único está bem posicionado para alcançar suas ambiciosas metas de crescimento e continuar fazendo a diferença na luta contra o desperdício de alimentos.

Impacto Ambiental e Econômico

A questão do desperdício de alimentos não é apenas um problema ambiental, mas também uma questão econômica significativa. A ONU estima que cerca de 10% das emissões globais de gases de efeito estufa estão ligadas a alimentos que não são consumidos. No Brasil, o desperdício alimentício alcança aproximadamente 41 milhões de toneladas anualmente, segundo o World Resources Institute (WRI). Esses números alarmantes destacam a necessidade urgente de soluções inovadoras como as oferecidas pelo Mercado Único.

Além do impacto ambiental, o desperdício de alimentos representa bilhões de reais em prejuízos para a indústria alimentícia. A variação na precisão dos modelos estatísticos de planejamento de estoque, que pode chegar a 8%, resulta em excesso de estoque que, muitas vezes, é inesperadamente difícil de ser absorvido pelos canais de venda tradicionais. A plataforma do Mercado Único, portanto, não apenas ajuda a mitigar o impacto ambiental mas também oferece uma solução econômica viável para o setor.

Com a integração de dados e o uso de inteligência artificial, a plataforma consegue identificar oportunidades de venda para produtos que, de outra forma, seriam descartados. Isso não apenas ajuda a reduzir o desperdício mas também permite que fornecedores recuperem parte do valor desses produtos, transformando um potencial prejuízo em receita.

Uma Visão para o Futuro

O Mercado Único já demonstrou seu potencial ao atuar com algumas das maiores indústrias de alimentos do Brasil e ao contar com centenas de compradores cadastrados em diversas regiões. Com projeções ambiciosas para os próximos anos, incluindo a meta de salvar 600 mil quilos de alimentos em 2024 e intermediar R$ 50 milhões em vendas em 2025, a startup está no caminho certo para se tornar uma referência na luta contra o desperdício de alimentos.

O apoio de investidores-anjo e aceleradoras, além do aporte financeiro, traz uma rede de conhecimento e experiência que será crucial para o sucesso contínuo do Mercado Único. A combinação de uma missão significativa, uma solução tecnológica inovadora e uma equipe dedicada e competente coloca a startup em uma posição única para fazer a diferença em uma escala global.

Em um mundo onde o desperdício de alimentos e as emissões de gases de efeito estufa continuam a ser desafios significativos, iniciativas como o Mercado Único são um lembrete poderoso de como a inovação e a tecnologia podem ser utilizadas para criar um futuro mais sustentável e econômico para todos.

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!